sexta-feira, agosto 27, 2004

A polêmica do momento é a morte dos moradores de rua em São Paulo. Inocentes foram assassinados sem nem saber o pq. Muitas pessoas ficaram chocadas, revoltadas, dentre outras coisas a mais. Confesso que fiquei triste sim, pois essas pessoas já são sofridas, e ainda aparece um ser desprovido de qualquer senso de humanidade e os matam friamente.
Só que, também existe o outro lado da moeda. Aliás, me chamou atenção esse comentário na comunidade Orgulho Paulista, no Orkut, que dentre tantas bizarrices, as vezes saem algumas coisas interessantes:

Hipocrisia e Demagogia 8/23/2004 4:07 PM
Dezenas de pessoa inocentes morrem todos as semanas em São Paulo, e a mídia em vez de relatar esses casos preferem dar uma atenção toda especial a esse caso, nenhum de vocês realmente estão interessados nesses mendigos, quantos já acolheram um? Ou já deram um prato de comida? Já ajudaram a distribuir um prato de sopa? Já deram um agasalho em mãos? E os políticos, agora na época das eleições vocês já viram algum abraçando um morador de rua? E depois eles (e vocês) ficam de luto, falam que isso choca. Isso é hipocrita por parte de vocês, e demagogo por parte dos políticos. Tragédia mesmo é que eles estejam nas ruas, não que eles tenham sido mortos, ou vocês acham que esse é o primeiro caso de assasinato de mendigos?"
(Danilo)

Esse comentário realmente me fez parar pra pensar, e tem muitas verdades nele. Em São Paulo, e em várias outras capitais brasileiras, morrem vários cidadãos por dia. Por motivos fúteis, como um tênis, uma bala perdida, assalto, sequestros, etc.. A banalização do crime e da morte encontra-se em um estágio tão avançado, que acredito que a grande maioria das pessoas não se chocam mais ao assistir "Cidade Aletra" dentre outros programas que na minha opinião, são lixos ao extremo. É "normal" alguém morrer num assalto. É "normal" sequestro. Quantos adolescentes que moram em favelas são assassinados por traficantes com requintes de crueldade, têm seus corpos jogados em valas, e ninguém nunca fica sabendo.
Realmente, tragédia é ter alguém morando na rua. Isso pode-se dizer que é a falência do Estado, que não tem condições de garantir uma vida digna aos seus cidadãos. Existem mendigos que querem morar na rua? Sim, pode até existir. Tem de tudo nessa vida. Mas pelo fato de que, muitos abrigos podem ser considerados piores que nas ruas.. Não se tem muito o que fazer.
Não estou apoiando os assassinos. Com certeza eles têm que ser pegos, e punidos. Somente acho que a mídia alardeia certas coisas demais. Inocentes foram assassinados. Deve-se investigar e punir os culpados. Simples. Pena que no Brasil, as vezes não é tão simples assim... Alguém lembra o que houve com os skinheads que empurraram dois rapazes pra fora de um trem em movimento em SP? Abafou-se o caso e ninguém foi punido. Isso é Brasil.. Notícias fogo de palha, comovem o povo, e depois, são esquecidas.. E acaba que ninguém é punido..

See Ya!


A-ha - Soft rains of april

Nenhum comentário: