domingo, agosto 22, 2004

MEC limita a criação de cursos superiores

Finalmente! Resolveram fazer algo decente..
O que tem de curso reba abrindo por aí, não é brincadeira.. O que adianta todos terem a chance de entrar em um curso superior, e o mesmo ser uma bosta? Com certeza, quantidade não quer dizer qualidade, principalmente se for em matéria de ensino..
Eu lembro de uma determinada instituição de ensino superior daqui de Blumenau.. Ligaram de lá pra uma amiga, perguntando se ela iria fazer a matrícula. Ela respondeu que não teria interesse em estudar lá, e não estava entendendo o pq da ligação, já que ela não tinha participado do processo seletivo (que pasmem, é UMA REDAÇÃO somente.. será que isso pode ser considerado um processo seletivo???).. E a mulher simplesmente disse.. "não tem problema, se vc quiser fazer a matrícula, sua vaga está aqui".. Putz.. sem comentários geral. Que curso superior é esse que não tem seleção, não tem nada, é só chegar e fazer a matrícula?
Acho que o MEC tem que ser rigoroso sim na autorização de novas faculdades. Não adianta nada ter trocentos profissionais mal formados. Prefiro ter poucos bem formados.
Com certeza o aluno que faz o curso claro. Mas um curso bem estruturado é de extrema importância pra formação do aluno. As duas coisas se ajudam.. E sinceramente, eu vejo como exemplo aqui em Blumenau.. Qualquer biboca abre curso superior.. É lamentável.. Concordo que deve haver concorrência. Mas algo saudável e bem estruturado. Cursos de fundo de quintal não vão acrescentar em nada.
Outra coisa que vejo acontecendo muito é a desvalorização das profissões. Digo em termos de dinheiro mesmo (claro, sem hipocrisia, grana dita muita coisa sim).. O que estão pagando pra um profissional com diploma é no mínimo ridículo!! E pior, se um não aceita, aparece outro atrás e aceita. É lamentável estudar 5 anos, ou mais, se especializar nisso, naquilo, curso disso, bla bla bla, e chegar pra trabalhar, ter que se sujeitar a um salário de 500 reais.. Como isso é frustrante.. E infelizmente é o que mais tá acontecendo. Pq todos sabem que existe gente demais por aí se formando.. E como tem mão de obra farta, claro que pode-se baixar os salários, pois sempre vai ter gente pra preencher as vagas.. As vezes eu realmente me pergunto pra que eu fiz faculdade.. Estou aqui, mendigando por emprego, e sempre com aquela desculpa.. "a gente entra em contato".. É.. pra que eu dediquei 5 anos da minha vida? Pra ser sincera, nem sei se eu fiz o curso certo.. Não que eu não goste de Psicologia, mas as vezes com frequência eu me vejo trabalhando em outra área.. Bom.. Uma hora eu me acho.. Se depender dos meus planos pra um futuro breve, me acharei rapidinho.. (ESPERO!)..
Ah, a fase chata ainda continua.. menos acentuada, mas continuo chata.. e pensativa.. odeio ficar assim..

See Ya!!

" At my weakest I'm pretending to be strong
Sometimes the demons are too hard to control "


Hanoi Rocks - In my darkest moment

Nenhum comentário: