quarta-feira, novembro 10, 2004

"Muro Cultural".. Esse é mais difícil de derrubar.

"Cortina de Ferro" persiste quando assunto é romance

Ontem foi comemorado 15 anos da queda do muro de Berlin. E parece que foi ontem. Ainda lembro quando os Scorpions lançaram a música "Wind of Change" em comemoração a queda do muro (inclusive o clip é lindo) e até chegamos a escutar ela e estudar a letra nas aulas de inglês.
15 anos se passaram, e teoricamente a Alemanha pode se considerar um país unido. Será? Pois aí que vem a parte mais interssante. A barreira física é fácil de derrubar, mas a barreira cultural, continua firme e forte.
Na reportagem citada acima, o que mais me chamou atenção foi pelo fato de dizer que a probabilidade de um cidadão de Berlin tanto da parte oriental ou ocidental de casar com um estrangeiro é muito maior do que se casar com uma pessoa dos lados opostos da cidade. Pelo visto, o muro cultural é muito mais concreto do que um simples muro construído em Berlin na época.
Aí é que tá. Cultura não se muda assim de uma hora pra outra. Isso vai de geração em geração, aos pouquinhos.. E vamos reconhecer, que o muro caiu há pouco tempo. 15 anos não é nada, não é nem uma geração inteira propriamente dita. Pelo vsito essa mentalidade vai mudar daqui há muitos anos pela frente ainda. Talvez daqui há uns 20, 30 anos, pra mais. Isso claro, dependendo de como essa geração vai crescer. Não adianta impor. As coisas vêm naturalmente.
Temos aí uma grande prova de que cultura não se derruba, se muda. Não se impõe, se muda aos poucos. Apesar de ser um país só politicamente falando, a Alemanha continua com o muro lá, mesmo que de forma imaginária. E esse, vai ser muito mais difícil de derrubar.

See Ya!!


HIM - The Sacrament


Nenhum comentário: