quinta-feira, março 26, 2009

Termos que caíram em desuso.

Hoje, depois de anos, finalmente consegui baixar uma música que eu estava atrás faz tempo. Tenho ela gravada em fita, mas eu ainda não desencaixotei.. E pra completar a meleca, meu toca fitas não funciona mais, e o outro som tá com a minha mãe, então, só posso pegar quando ela viaja. Estou tão feliz com a tal música, que já é a quinta vez consecutiva que eu a escuto. Eu sou daquelas que quando fissura numa música, escuto um milhão de vezes seguido.

Estou eu no msn, conversando com uma amiga, e contando a felicidade de ter conseguido tal música, e falei pra ela que hoje eu iria ''furar'' a mp3. Claro que o furar tem que ir entre aspas mesmo, visto que é impossível furar uma mp3, pelo menos literalmente falando. Mas isso me fez lembrar de termos que eu ouvia direto quando era criança e adolescente, e que hoje não são mais tão usados, ou até são, mas nos dias de hoje ficaram ultrapassados. E uma delas, é exatamente ''furar o disco''. Eu vivia escutando isso da minha mãe, quando escutava trilhões de vezes a mesma música.

Outra expressão que não é usada hoje em dia, é ''vira o disco''. Era falada geralmente para malas sem alça que só sabiam falar sobre um assunto.

E o ''cair a ficha'' então? Fichas graças a Deus não existem mais (ufa!). Mas até que esse ditado tem resistido ao passar dos tempos. Vira volta, ouço alguém falando isso, principalmente quando param de boiar sobre um assunto.
É isso aí, a tecnologia vai evoluindo, e isso influencia também nos ditados populares. Aliás, quais são os substitutos para esses ditados? Não lembro de ter ouvido por aí..

Photobucket

6 comentários:

Gata Lili disse...

Lembranças minhas aos discos virados e fichas caídas. Miaaauuu...

MaK-PG disse...

Me fez lembrar de uma foto que você me mandou, onde estava comendo o LP.... hehehe

Laura disse...

Não existe substituição, tomara que nao exista nunca.. Anos 80 foram os melhores. As expressões estão obsoletas, mas ainda usamos, ainda bem! :D

Cidinha disse...

ahuahuahauauahu lembrei do "furar o MP3" ahuahuahuahuahua

Julis disse...

Agora eu fiquei curiosa, que musica que é?

Gaby disse...

Nossa, pois é, hoje em dia pouco se fala como antigamente, as vezes minha mãe solta umas que eu fico olhando pra ela com uma cara de " cuma?" é até engraçado rs.
Bjinhus