terça-feira, julho 14, 2009

Qual o motivo de existir regiões diferentes nos DVDs?

Essa é uma pergunta que eu me faço até hoje. Na verdade, comecei a me interessar por DVDs há pouco tempo. Em 2001 meu pai comprou nosso primeiro aparelho de DVD. Na época não dei bola, e passei anos sem nem saber mexer no dito cujo. Fui usá-lo um pouco antes de me mudar de Blumenau pra São Paulo, e acabamos doando ele pra um casal de amigos, pois aqui a tensão é 110V, e lá 220V. Chegando aqui, compramos outro aparelho, que ficou quase um ano mofando por falta de uso. Eis que, de repente, comecei a usá-lo assistindo os DVDs que eram do meu pai. E aos poucos comecei a comprar uns. O problema é que definitivamente eu não tenho saco de assistir nada no computador. Na verdade eu detesto fazer qualquer coisa no computador que me limite. Uso a internet pra fazer mil coisas ao mesmo tempo: teclar com o pessoal no msn, twitar, mandar músicas no blip.fm, procurar músicas no soulseek, navegar por vários sites.. Tudo ao mesmo tempo. Esse é um dos motivos na qual eu não me adaptei ao skype. Não adianta, não gosto de ficar falando e não poder fazer nada. Computador pra mim é sinônimo de mil atividades ao mesmo tempo...
Então, para assistir qualquer coisa, prefiro sentar na frente da TV. E como eu curto vídeos e shows, nada como bons DVDs não é? Tenho alguns aqui comigo, e em vez em quando pego uns ofertões legais no Americanas.com, e no Submarino. Se antes eu praticamente só comprava livros na internet, agora estou começando a comprar alguns DVDs também.

Mas ainda tem uma coisa que me incomoda. Hoje num mundo globalizado, com a internet aí arrancando os cabelos dos diretores de gravadoras e artistas, é inadmissível que exista o tal bloqueio de regiões nos DVDs. Tudo bem que existem DVDs de região 0, que tocam no mundo todo, mas ainda existem vários que tem a tal trava de região. Isto quer dizer que, um DVD feito pra rodar na região 1, esquece... não roda na região 4. Na verdade quando comprei nosso DVD player aqui em SP, nem me toquei disso, eis que hoje, constato com tristeza que nosso DVD é programado pra região 4. Sinceramente, achei que todos os DVD players hoje em dia eram programados para todas as regiões, nada mais normal na minha cabeça para um mundo cheio de tecnologia e globalizado. Estava redondamente enganada. Eu sinceramente gostaria de saber o sentido de tudo isso. Uns falam que é pra evitar pirataria. Bom, se for por isso mesmo, está mais do que claro que isso não está adiantando nada, tanto que a pirataria tá aí rolando livre, leve e solta.

Será que alguém entendido no assunto pode explicar o motivo disso? Ou serã que não tem motivo? (como muitas coisas por aí?)

6 comentários:

Denise disse...

teste

Mauro S disse...

Internet pra mim também é multi tarefas, ao contrário de uma amiga que abre um site e se for usar o outro fecha o anterior, não admito isto.
Eu acho que já falei no skype fazendo outras coisas.
DVD's, Brasil + Austrália = região 4, se não me engano.
Meu negócio em dvd's é filmes, filmes de locadoras, e com selo da embrafilmes... nem mp3, nem festinha de aniversário ou de alguma excursão de amigos.
Este ano ainda não o usei, dá medo isto, ele tem que funcionar.
O único dvd que eu tenho, eu tinha 3, dois de revistas (já dei) e um comprado no dia que comprei o dvd, Donna Summer e seus melhores sucessos, e é só o que eu tenho.
Sou mais d filmes que d shows, mas assisto também.
Anoto tudo num caderno, data que vi o filme, nome, se filmes (e quem atuou), ou se shows, se repetido um R no lado esquerdo da margem.
Parei um pouco de vê-los, e estou precisando ir na locadora.
O DVD tem que funcionar.
Região 1 (EUA), discordo disto também.
Frio é ruim, muito ruim, só para louquinhas como você. hehehehe

Qual o maior, meu post de hoje, agorinha a pouco, ou este comentário?

Mauro S disse...

Por que este teste?

Mauro S disse...

Ler é bom, é cultura, mas L.E.R é um problemão, e faz mal, como minha postura diante do teclado e da tela são erradas, me estouro mais facilmente.
Ontem à noite apenas música, não usei o micro, sem vontade, e o concurso está chegando, qual tua expectativa?
Beijos e boa sorte?

Julis disse...

Nossa nem sabia desse lance de região e tals

Srta.Lua disse...

Eitah! eu sento no Pc abro umas mil páginas e cada página mais mil abas ahuahuahu, fora que coloco coisas pra baixar, abro photoshop! Flash, Corel Draw...

Apoiado! Pau na máquina! rsrsrsrsrs

mas filme só na TV mesmo, é um saco sentar na cadeira pra assistir um filme!