segunda-feira, agosto 02, 2010

Viajando pelo Brasil: o pesadelo da falta de infra-estrutura.

Viajar pelo Brasil é uma aventura. Se você quiser ir de ônibus ou de carro, corre o risco de se arrebentar em algum acidente nas nossas estradas 'maravilhosas'. Óbvio que há exceções, as estradas paulistas são ótimas, em SC algumas se salvam, e no RS acredito que algumas se salvam também. Viajei pelo interior do Paraná há uns anos atrás, e não pude me queixar. Mas é só. O resto é um festival de buracos, lama e bandidagem que não poupa ninguém.
Ah, mas temos avião! Ótimo! Se funcionasse. Mas não, nosso transporte aéreo é uma porcaria. Basta dar uma pequena sobrecarregada de passageiros, e tudo desanda, como aconteceu com a Gol nesse fim de semana. A desculpa foi: tripulantes ultrapassaram o limite de carga horária, então não puderam ir trabalhar. Tudo bem, é óbvio que os profissionais merecem seu descanso, e é necessário existir uma regulamentação a respeito, quanto a isso não se discute. O que se discute é a falta de planejamento. Acho que qualquer asno com meio neurônio funcionando perceberia que as férias escolares estão acabando, e que o número de passageiros iria aumentar. E o que foi feito? Venderam mais passagens do que deveria, afinal, dinheiro não se nega, e o passageiro que se f*** de verde e amarelo. E tudo se repete: gente perdendo compromissos importantes, enterros de familiares, viagens programadas, e etc.
Como se não bastasse essa zona toda, nossos aeroportos estão sucateados. A estrutura é praticamente a mesma da época em que só ricos e estrangeiros viajavam de avião. O tempo passou, e hoje em dia qualquer um parcela em 300 vezes uma passagem e voa. Mas os aeroportos não absorvem a demanda. E aí bagunça tudo. Congonhas é uma vergonha. O aeroporto de Cumbica não fica muito atrás, uma zona. Fora os outros pelo país afora. Lembro quando eu fui a Porto Seguro, o aeroporto era um barracão com uns ventiladores de teto quase caindo na cabeça da gente. Ar-condicionado? Imagina! Isso foi há alguns anos atrás. Sinceramente espero que tenha melhorado um pouco.
Não tem como não pensar que a Copa do Mundo será aqui em 2014, e as Olimpíadas serão aqui em 2016. Com que infra-estrutura vamos receber esses eventos? Não adianta falar que na África do Sul deu certo - o que é mentira, muita coisa foi escondida -. Mesmo que tenha dado um pouco certo, olhem o tamanho da África do Sul, e o tamanho do Brasil. Agora imaginem, um dia de chuva em São Paulo. O aeroporto internacional lá na pqp, sem nenhuma ligação ferroviária. Muitos gringos e pessoas de várias partes do Brasil chegando. E tudo preso no trânsito. Que coisa maravilhosa! Vergonha total!
Sinceramente, eu tento ser otimista, mas cada vez que vejo notícias como essa da Gol, eu volto a realidade.. Será que devo acreditar? Espero que o mico não seja tão grande...

7 comentários:

Mauro S disse...

O Brasil vai fazer a copa aqui, é o que se anuncia, mas já imaginou se lá por 2012 anunciarem que não vai dar, e aí quem vai querer pegar faltando apenas dois anos pela frente, e a imagem do país?
Está tudo errado, e este lance da aviação não vem de hoje, mas de alguns anos e nada é feito, não temos segurança, ninguém te protege, existe a lei, mas ninguém te protege, esta é a verdade, infelizmente.
O trânsito é caótico, existe pedágio em muitas estradas mas muitas seguem esburacadas, mas continuam cobrando.
É um vício!
Uma vergonha sim!
Nem por cima, nem por baixo, o trânsito está complicado, e que venha a copa, os turistas, o mundo, quem sabe a gente conheça o Brazil pois até agora vivemos no Brasil dos brasileiros.
Beijos, Mauro

Na minha e aos som dos anos 70, época das discotecas.

Mauro S disse...

Já peguei teu banner, mas sigo também com o que fiz para teu blog, um embaixo do outro.
Beijos.

Mauro S disse...

Não tenho a minima idéia d qual site estás falando, mas me deixou preocupado, sério, vou pesquisar no Google.
Bjs.

Mauro S disse...

Nem abri o tal filebean.com, pesquisei pelo yahoo brasil, deu como site potencialmente perigoso, sinceramente não sei o que está havendo, só que a internet é um meio legal nas mãos de gente muito má, minoria, porque a grande maioria é do bem, pena algumas pessoas desviarem-se tanto.
Nem libera o comentário, viu?
O Firefox vinha dando problemas estou no Chrome, não sei como que com tanta gente especializada em tecnologia deixam passar pessoas de índole má a ponto de destruir o que é bom.
Estes devem sim pegar uma pena dura e por muitos anos, mas não libera esta comentário.
SIM, só o que é ruim fica na mídia, o que é bom não vende, infelizmente e para muitos, por isto escolho filmes de romance, comédia romântica, mas a vida está mal vista porque as pessoas só pensam no mal.
Não desiste do meu blog, e vê o que está havendo.
Eu quando queria abrir o Flog Me daqui do meu blog abria um outro site estranho.
Deletei o serviço do flog e voltei a colocá-lo e deu certo, mas não desiste do meu blog.
Sinceramente, Denise, não sei que site é este filebeam.com, e estranhei a mensagem que começou assim, "Hey" foi você mesmo quem escreveu isto?
Eu liberei o comentário e em seguida apaguei. Beijos mil!

Mariana disse...

O zelo pelas estradas não existe nos nossos governos, o q causa mt perda de vidas.
e nós devemos cobrar.
Denise, tu acreditas q ontem nevou na serra gaúcha? postei fotos no meu blog, pena q tu não estavas lá.

Lindsay disse...

Esse festerê todo com Copa e Olimpíada a gente sabe pra quem vai ser, no fim das contas - Pros que vão embolsar e pros iludidos que só querem uma desculpa pra pintar e encher a cara e fazer festa :P

Somente no caso de o futuro tentar nos desmentir, mas sinceramente, só uma palavra serve: FAIL!!!! Como as tantas coisas ilustradas naquele failblog, rsrsrs.

Que se há de fazer?
Beijos! E frio também, mando ele todo pra ti hahahah :D

Srta.Lua disse...

haha, mico já está sendo, só espero que não cresça e vire um king kong :S