domingo, agosto 29, 2010

Imitação fail.

Há tempos tenho estado enjoada de Orkut. Já teve sua fase legal, me diverti muito lá, mas ultimamente tem estado um horror. Além de ter virado festa do caqui, cheio de fakes, gente idiota postando coisas mais idiotas ainda, agora tem um agravante: a tentativa desesperada de imitar o Facebook.

Faz um tempo que eu migrei pra versão nova. De início eu não curti muito, mas no fim acabei me acostumando. Até que ontem, ao entrar na minha página, vi que eles haviam transformado o Orkut numa versão pra lá de mal feita do Facebook. Ah não, aí desanimei de vez. Cliquei rapidinho ali no botão 'versão antiga' e ufa!.

Orkut e Facebook são duas redes sociais totalmente distintas. O forte do Orkut sempre foram as comunidades, já no Facebook o forte são os jogos e as páginas, onde vc pode 'curtir', e interagir. O problema é que o Orkut nunca foi forte lá fora, provavelmente por causa da péssima mania dos brasileiros de invadir as coisas e transformar um fórum de discussão internacional em uma feira. Conclusão: os gringos saíram, e a brasileirada se aconchegou. Nesse meio tempo, o Facebook começou a crescer. Até pouco tempo atrás tinham poucos brasileiros lá. E de repente, o Google se viu em uma encruzilhada: seu maior rival estava tomando também os brasileiros. E o que aconteceu? 'Vamos imitar o Facebook então!''.E na minha opinião, deram um belo tiro no pé. Muita gente está largando o Orkut de vez, e foi pro Facebook. E as comunidades que antes eram legais, agora estão se tornando desertas, ou infestadas de fakes que só falam porcaria. Isso quando não são misteriosamente deletadas. O que é uma pena, pois ainda existiam comunidades que valiam a pena a leitura. O Google deveria rever essa política de imitação e voltar a ser o que era: uma rede simples, com comunidades fortes. Ao olhar meu perfil com a versão antiga relembrei o quão melhor era. Uma página simples e mais organizada.

O que seria do azul se todos gostássemos do verde? Tudo igual é chato, enjoa. Mas pelo visto é um caminho sem volta. Ainda não deletei minha conta por dois motivos: Algumas pessoas mantém contato comigo por ali e não curtem o Facebook, e ainda existem algumas poucas comunidades que eu gosto de ler. Até quando, não sei..

6 comentários:

Mauro S disse...

Oi, há muito tempo não gosto mais do Orkut como antes, mas não consigo entender o Facebook, está longe de ser aquela maravilha que foi um dia o Orkut, pra mim.
O que não venho aprovando no Google é este mexe e remexe a toda hora, se uma coisa está boa, fica assim, mexe não, porque mexer demais estraga, e tem coisas que eu não concordo, e sei que outros comigo, como a conta unificada, quanto a minha viagem, fui sincero, e aconteceu.
E a manta vem virando novela.
E o amigo está fu, mal posso digitar, e advinha o por quê?
LER.
Beijos.

Ruby disse...

Desisti faz anos de Orkut, porque virou um lugar pra se exibir, é so foto, fotos e mais fotos. Pra mim o legal eram as comunidades, mas poucas pessoas frequentavam, aliás, acho que tem gente que acha que comunidade é pra enfeitar sua pagina, nunca sequer entrava, isso me fez abandonar essa droga e hoje desejo do fundo meu ♥ que ele se acabe, se bem que por conta de jecas ele nunca vai acabar, fui pro facebook há mais de 2 anos e lá é melhor.

Roberto Tramarim disse...

Pois é, o Orkut foi a primeira rede social que participei, entrei em 2005, sem muito entusiasmo. Aos poucos fui pegando gosto, principalmente pelas comunidades, em que haviam os foruns de discussão.
Aprendi muita coisa e conheci muita gente, tive e vi debates fantásticos no Orkut. Eu, que sempre gostei de foruns de discussão, encontrei no site o formato perfeito pra debates. Não só eu, tanto que o Orkut esvaziou os foruns da internet. Essa era sua qualidade, e este era seu público.
Ai quiseram imitar redes sociais que cresciam, se esquecendo que estas cresciam para outro público, e não respeitaram o "okurteiro" fiel, resultando que está esvaziando os foruns.
Desrespeito ao participante, decisões absurdas(cancelam perfil por nada e mantém outros que são muitas vezes criminosos) e finalmente a poluição visual do site. Fim de era.
O Orkut ainda vai existir por anos, mas nunca mais terá o mesmo charme, e eu e outros nos indignamos com o "auto-suicídio" que o site tem feito a anos.
Paciência, o público que ele perde não vai mais recuperar, os que ainda se mantém la não gostam tanto como em outras epocas, e as comunidades decaem a olhos vistos.
Nós, que fomos os primeiros usuários de Orkut e aprendemos a adorar o site, vamos ficando órfãos, migrando pra outros sites ou simplesmente saindo de sites de relacionamento. Lamentável
Espero que o futuro ainda me resereve boas notícias, mas não tenho perspectiva disso acontecer.
Triste!!!

Lucia disse...

eu senti a mesma coisa quando entrei no orkut ontem. entrei uma vez, tava tudo normal. meia hora depois, voltei e tava tudo mudado. e concordo que ficou péssimo.

Mauro S disse...

Respondendo a um comentário teu, Denise, mais fácil criar um novo blog com template novo do que mexer, perder, e acabar não gostando da mudança.
Eu adorava o preto, mas como não curto sujeita na tela, fico com o branco, e o pó está no ar.
Beijos.

Lindsay disse...

Taí uma coisa que não teve jeito pra mim - O tal Orkut novo. Uso o velho mesmo e não abro mão. Cheguei a testar o outro, mas achei tão confuso (assim como acho o Facebook, rsrs)que voltei pra versão tradicional na mesma hora.
Como dito no meu perfil, "flutuo no facebook".
Ainda uso bastante o orkut pra pesquisar e algumas comunidades ainda se safam. Contatos são o de menos porque tem msn, e-mail e tals.
A grande sacanagem foi a enxurrada de imbecis que zicaram e acabaram com comunidades diversas.
Via e vejo o Orkut como um reflexo, um relato histórico da sociedade sob diversos aspectos e fatos - e mesmo essa decadência mostra isso, mas de forma muito mais enfática pois, atrás de um computador, todo mundo é mais nervozinho, mais atrevidinho, mais opinador, mais cheio de si, haha.
Infelizmente os desocupados trataram de avacalhar e deletar muito do bom que havia. Baixaria e gente acéfala tomou conta (vide o conteúdo farto do Pérolas do Orkut). E não demora muito, acredito que seja o futuro próximo FB. =/
Ainda assim, o Orkut era uma coisa muito legal no início, e ainda é em suas poucas exceções.