quinta-feira, agosto 12, 2010

Leite e lembranças...

Estava lendo notícias na net, e parei no site do DFTV. Lá tinha uma reportagem sobre os diferentes tipos de leite. Eu nem sabia que ainda vendiam leite em saquinhos, talvez por não curtir muito leite [na verdade eu detesto], então nem prestei mais atenção. Há anos compramos leite longa-vida desnatado [o único que eu consigo tomar com achocolatado, puro nem pensar], pela praticidade. Primeiro que o cheiro do leite fervendo me dá vontade de vomitar, e segundo que ferver leite é uma das tarefas mais ingratas que existe. Você pode ficar meia hora olhando fixamente pra ele, mas no momento que vc pisca, boceja, espirra, ou simplesmente olha pro lado, o maldito sobe e faz aquela c*gada no fogão. E ao ver essa reportagem, foi exatamente disso que eu lembrei.
Eu sou da era pré-leite longa-vida. Só existiam leites de saquinhos, e quando surgiram os de caixinha eram muito caros ainda. Então, meus pais compravam o bendito leite em saquinho, e ao abrir, fervíamos o dito cujo. Dizia minha mãe que era pra aumentar a durabilidade, pois aqueles saquinhos e nada eram a mesma coisa, ou seja, não conservavam bulhufas nenhuma. E praticamente todo dia era a mesma tragédia. Um segundo de distração, e lá vai o leite transbordando e inundando o pobre do fogão.
Depois de tanto limpar fogão borrado, minha mãe cansou e comprou uma daquelas leiteiras com apito. Nossos problemas finalmente acabaram! Quando o leite ferve, o treco apita e ficava tudo lindo! Podíamos nos distrair, conversar, boiar.. Só que tinha um porém: aquele apito era uma desgraça, e pior, mesmo depois de desligar ainda ficava apitando. E o mais engraçado é que naquela época foi uma febre as tais leiteiras com apito, todo mundo tinha, e sem zueira, a rua inteira apitava. Sabíamos quando alguém estava fervendo leite, e obviamente os vizinhos sabiam quando nós estávamos fervendo também!
Enfim, pelas minhas vagas lembranças, a leiteira foi aposentada logo, pois aquele 'piiiiiiiiiiiiiiiiiii' era triste. Ainda bem que logo depois os leites em caixinha começaram a ser mais divulgados, e o preço caiu. Ufa! E viva o leite longa-vida!

5 comentários:

Mauro S disse...

Aqui em casa tomamos leite desnatado Damby, aqui de Pelotas.
Mashup um novo estilo das velhas mixagens, mas eu gostei.
Atualizações chatinhas estas que surgem a toda hora, não é?
Tem alguns blogs que entro, leio e não consigo interpretar para comentar, e disto que me incomoda fiz meu post desta noite.
Você de uma notícia faz teu post, eu tenho dificuldades para saber o que escrever, e também por não curtir noticiários e daí fica mais difícil.
Viu a minha garganta por aí? Risos.
Não aguento mais tossir!
Beijos, Mauro

Lindsay disse...

Serio que sempre ferviam de saquinho? haha
Nossa, lá em casa todos gostávamos muiiito de leite, verdadeiros bezerros! A Corlac faturou bastante com a gente!
E ferver (na verdade, aquecer) só pra bebidas quentes, até porque não durava o tempo de estragar =D

Tinha uma amiga que comprava um saco de leite por dia só pra ela, um só pro irmão, e um outro para os pais dividirem...Imagine só? hahaha

Cresci tomando o leite que a vó tirava das vaquinhas bem cedo pela manhã e no fim de tarde,num ritual cumprido a risca. Leite, leite, à vontade!

Hoje em dia eu tomo esporadicamente, com café. De saquinho, longa vida ou em pó.
Eu ainda prefiro o de saquinho...Sei lá, apesar da praticidade e do sabor de "comprado", minha impressao é que o leite de caixa não é leite de verdade. É outra coisa, gostosa também, mas não é leite. Rsrsrs
Gosto bastante do leite em pó, mas parece que tem alguma coisa ali também que não vem da vaca. haha

E o desnatado pra mim parece aquela água que eu lavo o pincel depois de usar cola branca! kkkk
Sério, não rola. =S

De saquinho tem bastante por aqui ainda. Um que eu gostava muito era da parmalat enriquecido com ferro (era um saco azul escuro)... Era bom pa garaiii! Mas acabo-ou!

:D
Beijossss (com bigodinho de leite procêe! hihihihi)

Sou blogueiro - INDICOESSE disse...

hehhe, Eu lembro!

Gosto muito de leite com achocolatado. Lembro que teve a fase que o pessoal usava mais Toddy, depois veio o Nescau, logo depois o Ovomaltine começava a sobressair... mas logo o Nescau acabou sendo o mais conhecido mesmo hehe...

Isso me faz lembrar muito minha época de amamentação, kakakakakakak

bjo

Lucia disse...

eu acho o cheiro do leite fervendo muito ruim também. Quanto aos apitos, agora entendi da onde vieram as vuvuzelas... hehehe

Palazzo disse...

Millenia, pelamordeDeus, manera nos conservantes! rssrsrrsrs