domingo, agosto 08, 2010

Doação de medula óssea é coisa séria.

Quando a gente decide ser doador voluntário de medula óssea, temos que estar cientes de que poderemos ser chamados a qualquer momento para exames de compatibilidade. Manter o cadastro atualizado é importantíssimo, mas infelizmente tem gente que não leva isso a sério, o que é muito triste. O que poderia ser uma chance pra pessoas portadoras de doenças no sangue torna-se um sonho pra lá de distante, pois muitos vão lá, se cadastram, e simplesmente se esquecem de atualizar os dados em caso de mudança de endereço ou telefone. Ou pior ainda, acham uma pessoa compatível mas ela desiste por medo.
Se for pra ficar com medo, melhor que nem se cadastre. Deve ser frustrante pro paciente saber que alguém compatível apareceu, mas deu pra trás. Aliás, não entendo o medo, visto que é um procedimento simples, e de rápida recuperação. Se for doação por aférese o máximo que ocorrerá será sintomas parecidos com uma gripe, nada sério. Se for por punção na bacia, o máximo que vai acontecer é ficar com a área dolorida por alguns dias. Afinal de contas, o que é pior, uma punção na bacia e ficar com uma dorzinha incômoda por um tempinho e logo estar 100%, ou estar preso em uma cama de hospital sem poder fazer nada a não ser esperar por um doador compatível?
Vamos colocar a mão na consciência. Ser doador voluntário de medula óssea é coisa séria. Pensem bem antes de se cadastrar, e caso decidam, não se esqueçam de manter o cadastro atualizado. A vida de alguém um dia poderá ser salva por isso.

13 comentários:

Julis disse...

eu vi essa reportagem tbm Dê, é algo que todo mundo, mesmo quem não seja doador, tem que ter consciência da seriedade, afinal de contas um dia podemos precisa tb né?

Si Wasabi disse...

É verdade, as pessoas agem por impulso de ajudar o próximo mas não conseguem levar adiante... é importante que o desejo de ajudar seja consistente e não só uma empolgação do momento...

bjs!

Gli Ostacoli Del Cuore disse...

È muito bom ler uma postagem dessa, principalmente para quem sabe o qto é importante, essa concientização, pq a pior sensação de qdo ocorre algo pior qdo o doador desiste !!!

Gostaria que muitos tomasse essa inciativa, e passasse, a colocar um espaçinho que seja, para lembrar q é milhares de vida, q depende dessa doação!!

Bjs em seu coração
E novamente os meus parabéns

Falo isso pq tem uma amiga aki na blogsfera q ainda espera por um transplante e faz tratamento no mesmo hospital q eu frequento e qdo chegou a hora da doação o doador cobrou, para ela a medula, e não doou e ela esta na espera!!

Bom inicio de semana !
Juh

Rubinha disse...

Oi flor!
Ta rolando um sorteio lá no blog! Não deixe de participar! Bjinhos!!

http://causaeestilo.blogspot.com/

Mauro S disse...

Muito lindo de sua parte, Denise, lindo mesmo!

"Nossos pais estão longe, mas dentro de nós estão vivos"
Gostei muito desta frase, verdade, completamente verdade.
E a fama não combina com pessoas simples como nós, basta viver!
Beijos, Mauro

Mariana disse...

Útil, importante e belo esta postagem.
Estou inscrita para doação de medúla desde 2000.
Mts não fazem pq acham q nunca irão estar na outra lista.
E tb tem a dificuldade em fazer a inscrição.o gov não colabora, não incentiva.

Palazzo disse...

Ave Maria, cada uma.
Millenia, Se eu doasse, como faria caso compatível morando eu, tão longe?
Você conhece alguém que trabalha nessa área?
abç

Isaac Melo disse...

Denise,
é muito pertinente teu texto. Pode ser que amanhã sejamos nós a precisar de uma doação!

Abraços!

Srta.Lua disse...

interessante!
nossa, realmente, hora de colocar a mão na consciência e se organizar, e antes de mais nada, ter certeza do que quer fazer...

Karen Kremes (Karkr Napon) disse...

Olá Denise!
Valeu pelo comentário, AMEI ;D

Belíssimo post, é muito linda a iniciativa de se tornar doador de medúla óssea, mas como vc disse, muitas pessoas se cadastram, mas esquecem completamente que são doadoras. Não atualizam seus dados e até mesmo se recusam a fazer a doação quando o momento chega. Se for pra dar pra trás, então, é melhor nem se cadastrar do que dar falsas esperanças a quem a tanto tempo espera por alguém compatível...

Flw e God bless
xD

Mauro S disse...

Pois é, Denise, uma desenterradinha daquelas, olhando daqui e dali e descobrindo sites que muitos de nós utilizamos no passado quando chegamos a internet, ou quando ela surgiu para nós, na época como novidade, e ainda da internet discada.
Verdade, o Google é imbatível, mas o mesmo medo que tens eu também tenho, uma conta só abrindo tudo é muito perigoso, eles deveriam deixar a gente escolher, quem quer deste jeito, quem não quer assim.
Estou melhor da gripe, mas minha garganta segue sendo o pé no saco (risos), cada tosse que é um pavor, dói tudo.
Mês que vem é a primavera, e espero estar outra pessoa.
Sobre a tua campanha, louvável mesmo da tua parte.
Um beijão!

Sou blogueiro - INDICOESSE disse...

Já pensei em me cadastrar.... Não posso demorar.. vou logo procurar um centro de saúde.. me parece que eles tiram alguma coisa da bacia da pessoa pra fazer exame como bem falou, e isso que dá medo no pessoal. Acho que precisava haver mais explicação de como é feito essa doação de medula!

Você com seu blog já fez um pouco desse papel,mas precisava ter uma campanha pois parecem que andam precisando e tem um monte de cadastro desatualizado.

Bjo!

Anônimo disse...

Neste momento tem uma menina de 1 ano entre a vida e a morte. Alguém vai se candidatar? Hemocentro, na Alameda Santiago do Chile, 35 (abaixo do Fórum ) - Santa Maria - RS. (01/11/2012)