domingo, maio 30, 2010

Margarina x Manteiga

Há tempos queria comprar uma torradeira, daquelas estilo americano. Peguei essa mania de comer torradas quentinhas com manteiga quando morei no Canadá, e quando vi essas torradeiras pra vender na web pensei: por que não comprar uma? Depois de um tempo enrolando, acabei comprando, e lá fui eu me aventurar nas torradas novamente.
Eu não tenho o costume de passar margarina nem manteiga no pão pra fazer sanduíche, só quando faço misto quente, e vinha reparando que o gosto das margarinas vem sendo alterado pra pior. Mas como o misto quente tem queijo e presunto, nem dava muita bola pra isso. Até que... Na falta de manteiga, passei margarina nas torradas que havia acabado de fazer ao inaugurar minha tão desejada torradeira e... Que NOJO! Ela não derreteu... ficou aquela gosma no pão, e o gosto então, pra lá de ruim. Aí que me dei conta de como mudou o gosto da margarina, e bateu uma saudade da Doriana da época em que eu era criança. Como as margarinas estão uma nhaca, o jeito foi correr atrás da manteiga, e foi exatamente o que eu fiz.

Não tive como não lembrar da eterna guerra 'Margarina x Manteiga'. Muitos falam que margarina é um pouco mais saudável que manteiga, pois não tem colesterol e bla bla bla. Aí, por curiosidade, fui ler os ingredientes das duas.

Ingredientes da Manteiga:



Creme de leite, cloreto de sódio e corante natural de urucum INS 160b.

Ingredientes da Margarina:

Água/e ou permeado de leite fermentado, óleos vegetais líquidos e interesterificados (hein????), sal, leite em pó desanatado reconstituído, vitamina A, e beta caroteno, estabilizantes mono e diglicerídeos e éster de poliglicerol de ácido ricinoléico, conservador benzoato de sódio, e/ou sorbato de potássio, aroma idêntico ao natural de manteiga (isso é mentira), acidulantes, ácido lático e ácido cítrico, antioxidante EDTA cálcico dissódico, corantes naturais de urucum, cúrcuma e antioxidante BHT.

Ah sim, essa é uma margarina comum, sem aquelas coisas de baixar colesterol e bla bla bla, e acredito que seja a que a maioria do povão compre, pois as especiais são bem mais caras. Enfim, não tenho como comparar com os ingredientes das margarinas antigas, pois me falta essa informação. Só sei que meleca por meleca, ainda prefiro a manteiga. O gosto continua bom, e o melhor: derrete na torrada, e não fica aquela coisa gosmenta com gosto sabe lá de que..

E viva a manteiga!

11 comentários:

Mauro S disse...

Bem, há anos como margarina, lembro também da Doriana, vinha comendo a Qualy, mas minha mãe começou o regime e voltei para a Becel, enfim, pegando carona no regime dela pra ver se perco alguns quilinhos a mais.
Busca na internet os ingredientes da Becel light e outras Becel, uso a light.
Melhor que manteiga, falando de saúde, e pensa comigo, tudo que a gente gosta faz mal, o que faz bem é uma droga que temos que comer pra ficarmos enxuto, pela minha saúde que não levo muito a sério, deveria mais, estou entrando nesta com minha mãe.
Beijos.

Sobre emu post, vale o título, um verdadeiro descaso, e sabes o porquê, porque aqui é Brasil.

Ótima segunda!

Mauro S disse...

Se um dia dirigistes, tens que encarar, acho, e pensar em voltar a dirigir, sei que SP é complicado, mas pelo menos ter a carteira.
O problema é que no Brasil tudo custa caro.
E gastar para tê-la guardada também não.
Beijão, te quero muito bem.

Silvia 'Sam' Cássivi disse...

Boa pergunta....rsrsr não sou muito fan de nenhuma das duas mas sempre achei que a margarina fosse melhor porque é vegetal, ja manteiga por ser de origem animal fosse mais 'pesada'....
Essa de não derreter foi cruel! quando for assim reclama com a empresa, isso não é normal. rsrsrs

Até mais.
Beijos

Lucia disse...

eu nunca gostei de margarina. e adoro aquela manteiga derretida que dá um sabor todo especial na torrada ou no que seja.

Clarissa disse...

Aviaçãoooooooo!
É a melhor que tem né linda???

uhahuauhauhauha
e tem em todo lugar pra vender!

=****

Lithium disse...

poxa.. me veio a cabeça uma propaganda (nao sei se era da Doriana) em q o cara falava.. margarinaaaa e ela "margarina fala: manteiga!!!
hahaha ou era o contratário?!

Mauro S disse...

E aí, minha amiga Denise, minha dúvida, meu post "pra dedéu".
Risos.
Beijos, Mauro

Mauro S disse...

Pra você ver, mas não, apesar que em Porto Alegre, uma amiga, blogueira, do Brasil do Bem, já tinha escutado, beijos.

Isaac Melo disse...

Oi Denise,

a gente come essas coisas todo dia e acaba às vezes nem percebendo sua composição.
Agora, me desculpe, estou indo fazer uma torradinha, pois acabastes de me dá uma ideia, rsrs...

Abraços!

Silvia 'Sam' Cássivi disse...

Eu postava essas coisas antigas do Flogs, parei mas agora acho que vou conitnuar.. é bom relembrar algumas coisas.

Bom feriado.

Sou blogueiro - INDICOESSE disse...

E viva a Manteiga!
Tb apoio,hehe
A Margarina não tem gosto tão bom! Não gosto tb!Uma nhaca! hehe