domingo, maio 02, 2010

Retoques em fotos: qual o limite?

Hoje ao abrir o site do G1, uma manchete me chamou atenção: Culto a imagem perfeita faz até umbigo sumir. Achei curioso e cliquei..

Era exatamente isso: uma reportagem sobre os exageros do uso do tão falado Photoshop. E como os exageros transformam as pessoas em bonecas.
Não tenho nada contra os retoques. Acho que eles são sim válidos, para tirar alguma imprefeição, ou realçar determinada parte do corpo das modelos.
Mas acho que com a banalização do Photoshop, criou-se um exagero de retoques, inclusive até algumas aberrações como a manchete da própria reportagem. Ou pior ainda, como o caso dessa modelo:

Isso é bonito??!!??!!

Existem modelos por aí sem umbigo.. Magras ao extremo.. Com a cara tão lisinha, que deixa até a boneca Barbie morrendo de inveja. Chegamos a um ponto em que nem sabemos se aquela modelo na foto é ela mesmo. Do jeito que retocam, é capaz de esbarrarmos com algumas delas na rua e nem reconhecê-las.

Foi-se o tempo em que retoques eram feitos de forma artezanal, e deixavam as pessoas com cara de.. pessoas. Podemos comparar as fotos nas revistas até a década de 90 com as de hoje. As modelos eram bonitas, com cara de gente. Com corpos reais. Hoje são todas plastificadas. E não é só nas revistas que vemos retoques ao extremo. Nos vídeos isso também acontece. Até a Madonna fica com cara de adolescente nos vídeo-clipes. Repito, não parecem pessoas, parecem robôs, bonecos, ou qualquer coisa que o valha.

Eu me pergunto até onde vai essa obcessão pela perfeição. E se isso é tão necessário assim. Felizmente já estão surgindo alguns movimentos contra esse excesso de retoques. No exterior já é comum capas de revistas com modelos retocadas sim, mas sem exageros. Aqui no Brasil algumas modelos já aderiram a essa nova tendência. Agora vamos ver se isso vai pegar mesmo, ou se é somente algo passageiro. De qualquer forma, já acendeu uma luz de curiosidade nas pessoas.

E viva o Photoshop! Ele facilitou a vida de muita gente. Mas que seja usado com moderação.

8 comentários:

Lucia disse...

o mais interessante é ver o antes e depois da foto que nem num comercial que a britney spears fez. ela depois divulgou a foto sem retoque, segundo ela, para desencorajar esse culto a beleza perfeita. E dá uma diferença danada.

Mauro S disse...

Eu gostaria de saber usar photoshop, mas não sei... aqui na cidade tem tanto fio que ao fotografar uma igreja, uma casa, um lugar qualquer, vê-se aquela fiação toda para estragar as fotos, se soubesse como lidar com o photoshop deixaria a mesma mais light.
Se um avião precisasse fazer um pouso de emergência em Pelotas, morreria todo mundo carbonizado, sei lá, parariam nos fios, e tem ruas largas e asfaltadas.
O photoshop não pouparia a realidade, lógico, mas ajudaria a dar um outro visual, mas claro, nunca a estragar fotos ou diminuí-las tornando um ser humano num boneco virtual.
Gostei que gostastes das fotos, e teus comentários chegaram os dois.
Hoje estava numa ansiedade, o que faz o futebol, mas enfim o Grêmio foi campeão, e eu pude relaxar.
Beijão, Mauro

Si Wasabi disse...

Um pouco de Photoshop é necessário. Não acho legal a campanha da Louis Voutton, por exemplo, que mostrou 51 modelos sem nenhuma maquiagem e edição. Mas esses exageros realmente não são legais. E o pior é que as pessoas compram a falsa ideia de que é possível ser "perfeito" daquele jeito e querem alcançar um padrão de beleza impossível... e as vezes acabam até menosprezando sua beleza por se comparar com essas fotos de revista super editadas... é preocupante.

bjs!

Li disse...

Oi De ^^
Hj passou tb uma matéria sobre o novo photoshop no Olhar Digital.
Sou contra o uso em fotos profissionais porque muita adolescente acaba acreditando que as modelos são realmente magérrimas e deixam de comer para ficar igual, sem imaginar que muitas fotos passam por retoques.
Minha cunhada é um exemplo disso. Enfiou na cabeça que quer ser modelo e está muito magra, abaixo do peso, enfim tá aquela coisa...e vai colocar na cabela dela que existe photoshop.
Beijossss

Julis disse...

Photoshop faz milagres, assim como tbm estragos rs

Mauro S disse...

Melhor quando teus posts não são críticas e fazes posts como estes (não considero este post uma crítica, mas um alerta)... gosto assim!
Pena que não tens vindo como antigamente, mas por ser nosso espaço, escrevemos quando bem quisermos (está certo assim?).
Enfim, passando pra desejar um boa noite, e ótima quarta.
Beijos, Mauro

(Dá uma olhadinha no post relacionado ao Twitter, e me diz alguma coisa, seja em comentário no post, no Twitter ou no Mural de recados do blog)

Alysson Braia disse...

não tem nada de bunito aí... vc que é linda demais!!!!

Srta.Lua disse...

Pai eterno a Garota da foto é mais magra que eu!

é doentio pensar desse jeito em perfeição!
impossível ser perfeito!