quarta-feira, março 31, 2010

Tudo descartável...

Há tempos que venho percebendo a qualidade das coisas caindo, com o intuito de fazer com que sejamos obrigados a consumir cada vez mais.
Lembro-me de que há anos atrás, as pessoas compravam as coisas com o intuito de usar até acabar. Isto é, o produto duraria por anos seguidos, fazendo com que não precisássemos nos preocupar em comprar outro tão cedo. Era assim com eletrodomésticos, móveis, carros, etc etc etc..
O tempo foi passando, e a sociedade foi se tornando cada vez mais consumista. Comprar um objeto com durabilidade maior já não é o objetivo, e sim renovar cada vez mais. Com isso, temos a aberração de compradores compulsivos, que mesmo com a TV de LCD novinha funcionando na sala, compra uma nova por causa de um detalhezinho a mais no novo modelo.

Mas aí é fácil, é só não comprar e fica tudo legal. Pois é, seria... Se tivéssemos escolha. O problema é que os produtos são propositalmente feitos para durar menos, praticamente nos obrigando a comprar um produto novo, pois nem peças se fabricam mais para os modelos antigos - antigo leia-se de um ano atrás.
Um exemplo meio banal, mas que ilustra bem isso: chuveiro elétrico. Quando nos mudamos da casa alugada em que morávamos, para nossa primeira casa própria - isso em 1983, os banheiros já tinham chuveiros elétricos, e foram esses que usamos por anos. O do meu banheiro durou aproximadamente 20 anos, queimou a resistência uma vez somente, foi trocada e pronto. Quando minha mãe reformou o banheiro que ela e meu pai usava, trocou o chuveiro por um Thermo System. Chuveiro maravilhoso diga-se de passagem mas.. Nem um ano depois, quemou a resistência. Aí é que vem a parte mais bizarra: aquele modelo de resistência não vendia mais, pois o chuveiro era um modelo antigo (sim, nem um ano depois e já era antigo). Complicado...

Outro exemplo que ocorreu comigo foi o nosso aspirador de pó. Usamos ele 4 vezes no máximo, pois nosso apartamento não tem carpete. E a mangueira já quebrou! 4 vezes de uso só! Absurdo.

E quanto aos móveis? Foi-se o tempo que eram vendidos móveis realmente de qualidade. Hoje em dia é madeira de qualidade duvidosa, e os poucos que são feitos com madeira boa são caríssimos, o que faz com que só quem é praticamente milionário possa comprar. Nos resta esses móveis feitos de resto de madeira. E caros!

Quando nos mudamos de Blumenau pra São Paulo, não pudemos ficar com nossos móveis por problema de espaço. Morávamos em uma casa enorme, e viemos para um apartamento de 75 m². Então resolvemos fazer móveis planejados, para aproveitar o pouco espaço da melhor maneira possível. Resolvemos fazer com a Dellano nossos móveis da sala, já que sempre ouvi falar bem sobre eles.
Atendimento ótimo, pontualidade ótima, funcionários super prestativos. Não tenho queixas quanto a eles.
O problema é que.. Nossos móveis foram montados em Dezembro. E exatamente hoje, dia 31 de Março, isto é, nem 4 meses depois..



Simplesmente QUEBROU! A sorte é que quebrou enquanto minha mãe estava perto, se não nossa Televisão ia se espatifar com tudo no chão.



Olhem só como pode. Simplesmente soltou do móvel. Isso que nem usávamos essas rodinhas pra virar o móvel. E a TV não é tão pesada assim, é uma TV normal de 20 polegadas.

Eu não me conformo em pagar caro por um móvel em que dure apenas 3 meses. E sinceramente, fiquei cabreira com o resto do mesmo, será que ele vai durar? Será que não vou acordar de madrugada com ele despencando na sala? Como eu vou confiar?
E pra completar a 'alegria', é véspera de feriado, e pior, vou viajar segunda e só volto sexta... Vou ficar com o móvel despencado esse tempo todo.. Frustrante!

Que saudades da época em que as coisas eram feitas para durar...

13 comentários:

Mauro S disse...

Não tenho nem vontade de ler o que vejo na internet, logo não li aqui, Denise, começo assim, "ah, é texto grande", mas é uma fase, de repente entre aqui outra hora e leia tudo.
Fechar o Koisas e Coisas com certeza não, mas estou cansado de ter que pesquisar, não é para mim, meu blog é pessoal, como os comentários que deixo, saem de mim, é a minha vontade de escrever, e não repito comentários, salvo exceções, mesmo no Orkut, lá é um comentário para cada um, aqui também, pq gosto, qdo posso, escrever.
Beijão, gosto muito de vê-la no meu blog.
A tarde toda de hoje atualizando, mudando template, adicionando, etc e tal o http://lobomauro.blogspot.com

Mauro S disse...

Eu não sei fazer banner ou nunca tentei (vi teu comentário no Indico Esse), mas jamais imaginei que logo você que sabe tudo não saberia, mas não posso falar, os meus foram feitos por amigas.
Beijos, Mauro

Comentando por aqui:
http://lobomauro.blogspot.com/

Mauro S disse...

Te mandei um e-mail para o e-mail deixado no teu perfil.
O primeiro que fiz, mas não é necessário usar, eu achei que os traços poderiam ficar mais fortes, não indefinidos como parecem no DM, agora é contigo, usando um outro programa, deves ter uns mil aí no teu laptop, fazes um banner.
Beijos, Mauro

Mauro S disse...

No blog http://lobomauro.blogspot.com tem um banner que basta olhar para ele para saber que é o teu blog, mas não peguei toda a imagem, olha lá.
Depois que estiver inteiro já com o código, e querendo, te passo.
Beijos!

Mauro S disse...

Esquece o que te mandei antes, fiz um banner que estou usando nos meus dois blogs que é a cara do teu blog, que a gente olha e sabe que é o teu, e enviei e-mail para o que deixastes no teu perfil com o link com a imagem e o código da caixinha, se quiseres usar.
Estou usando um teu não oficial por ora!

Sou blogueiro - INDICOESSE disse...

Essa é uma sensação que as pessoas estão tendo nesses últimos 15 anos! As coisas, dizem os mais velhos, e agora a gente, estão servindo pra durar menos. Esse pensamento talvez faça sentido pq de certa forma o sistema se mantem qdo as pessoas ficam consumindo produtos sem ter que pedir suas garantias.

Pena, mas mesmo com o móvel quebrado te desejo Feliz Páscoa!

Beijo!

Srta.Lua disse...

é verdade! é o choveiro, a lâmpada, o sofá... enfim tudo!

mas tudo isso é pra gerar mais consumo... uma maneira errada de fazer com que a economia do pais ande!
agora vamos parar pra pensar: móveis quebrados quem sofre? meio ambiente! :( :S

Silvia 'Sam' Cássivi disse...

Parte interna de carro hoje em dia é feita de plastico!!! Eletro domestico relamente as veze4s é mais facil comprar outro porque pra arrumar fica caro ou nem tem conserto, um transtorno.

Esse tipo de madeira cede facil mesmo....mas meio que discordo do seu post no Twitter porque tenho alguns moveis das Casas Bahia que estão durando bastante...é que também depende do móvel, né? lembro que uma vez, ja tem varios anos, vi nas Marabras um jogo de cozinha que, juro, era revestido de papel!!!! uma imitação de formica que era só passar a unha pra ver que era de papel....

Si Wasabi disse...

Hoje o mundo gira ao redor do consumismo. Menos qualidade, porque as pessoas consomem mais, enjoam do que já tem e querem sempre algo novo. É a regra. E o triste é pensar que não podemos fazer nada quanto a isso, apenas procurar bastaaaante pra achar algum objeto de melhor qualidade. Bjs.

Feliz páscoa!

Lidia Ferreira disse...

E verdade eu tinha uma maquina de lavar que só quebrou depois de 10 anos, e depois dura mais um pouco , eAgora em menos de 2 anos ja troquei de maquina duas vezes


Uma Feliz Pascoa
bjs

Mauro S disse...

Oi Denise, verdade, vem cansando, pq não tem algo novo que saia da rotina, precisava de alguém pra balançar minha vida, ou de uma virada. :)
Beijos, Ótima Páscoa!

Ruby disse...

Os produtos já vem de fábrica com prazo determinado pra se acabar, isso já percebemos há tempos, não se fabricam mais coisas para durarem, é pra se consumir mais dar muito lucro aos fabricantes, isso sem falar na compulsividade de muitos consumidores, sou como vc, acho que as coisas deverias ser como antes, duradouras, eu percebi isso numa geladeira da nossa casa, uma dirou mais de 20 anos, trocamos por outra que em 2 tava acabada e não foi falta de cuidados, infelizmente, hoje tudo é praticamente descartável.

Srta.Lua disse...

Putz! choveiro foi de doer! KKK CORRIGINDO CHUVEIRO!