domingo, março 21, 2010

A culpa é da vítima?

Acredito que praticamente todo mundo que liga a TV pelo menos uma vez por dia, ou acessa internet com a mesma frequência ficou sabendo da morte do cartunista Glauco. É claro que algo desse porte provoca uma comoção nacional, e surgem as mais diversas teorias, das mais plausíveis até as mais bizarras. Tem também as desculpas esfarrapadas, e é exatamente isso que mais me irrita. A tentativa de culpar a vítima por ter sido covardemente assassinada por um drogado que é, ou se faz de maluco pra se safar.
Não vou aqui tecer comentários sobre o estado psíquico de Cadu, visto que nem o conheço. Mas o que eu percebi até agora é uma clara tentativa de culpar Glauco e a seita do daime pelo seu assassinato. Ou seja, supostamente o assassino piorou depois de tomar o famoso chá alucinógeno usado nos cultos de tal seita.
Eu me questiono se esse rapaz é tão 'doido' assim como andam falando por aí. Na minha humilde opinião, ele é um sociopata, capaz de maquinar tudo, inclusive as falas sem nexo.
O que quase ninguém fala é que o dito cujo tem problemas com dependência de drogas há tempos. Que não estudava nem trabalhava, e traficava drogas pro seu sustento. E covenhamos, comprar uma arma com intuito de 'sequestrar' quem quer que seja não é algo que alguém em surto faria. Quem surta perde a razão. Faz as cagadas sem pensar, e não maquina tudo direitinho como ele fez. Inclusive as supostas ligações pra polícia no dia do crime. Tudo maquinado milimetricamente.
É claro que isso é uma opinião particular minha. O ideal seria uma avaliação psiquátrica séria, pra tirar todas as dúvidas sobre isso. E principalmente, parar com essa palhaçada de tentar culpar daime, Glauco ou Raoni.

Agora pararam um pouco de falar no assunto pra voltar ao circo do julgamento dos Nardoni. Tá aí outro caso que me deixou enojada. Uma criança foi covardemente assassinada, como muitas pelo Brasil afora (e que ficam sem solução). Durante as investigações, a mídia carniceira fez a festa. E agora vem a segunda parte do circo: o julgamento. Se eles são culpados? Eu acredito que sim. Mas isso é opinião particular minha. Esse crime, como todos os outros que ocorrem, deveria ter sido investigado seriamente, e o que eu vi foi uma guerra de egos entre investigadores, promotoria, advogados, legistas duvidosos dentre outras aberrações a mais. Um show de horrores. Vamos ver o andar da carruagem agora..

12 comentários:

Mauro S disse...

Acompanho de longe tudo isto porque o simples fato de morte aqui, ali e acolá me fazem mal, acho que enquanto não mudarem a legislação, e a mentalidade política também, nada irá para frente.
Como é fácil matar.
Parece que vivemos num faroeste!
Há uns anos atrás um assassino matou sete pessoas na Praia do Cassino, até hoje está preso... se fosse uminha pessoa, seria considerado assassino, mais de uma doente mental, e tem gente que distorce a lei para beneficiar A ou B. sorte que o cara está na prisão, dizem.
A defesa do caso queria julgar o mesmo em PoA para proteger o assassino, mas como o Cassino é um bairro da cidade de Rio Grande não conseguiram mudar, e nem deveria cogitarem uma coisa destas.
Olhem para as vítimas e seus familiares... deveria ser assim, em primeiro lugar para quem perdeu, não para quem praticou a violência, mas não é assim que acontece.
Xô com estes assuntos!
Odeio assunto que tenha política, mortes, assassinos, drogados, direitos humanos (a favor do criminoso) e etc.
Sou da paz!
Beijos, Mauro

Lidia Ferreira disse...

minha querida ,Concordo com vc quando diz que e circo sobre a julgamento dos nardoni , só espero que seja a justiça
bjs

Sou blogueiro - INDICOESSE disse...

Tô com você!

Eu acredito que realmente precisa averiguar mais os casos, e parar de vitimar o culpado.

No caso do Glauco, é uma coisa invertida, como se a seita (com usos e costumes mais antigas que o descobrimento do Brasil) fosse culpado pelo problema psíquico do rapaz. Convenhamos, matar é um crime, o cara deve ir pra cadeia! Fazer de louco o esperto que premeditou isso pode facilmente fazer.

Ótima posição a sua! E eu concordo! Beijo

Zandali disse...

... e ninguém comentada como a família do cadu o tratava... ninguém comenta que ele é vítima também (refém de uma indústria carioca que fabrica dependentes quimícos e lucra muito com isso!)
enfim, seria necessário seriedade da nossa impresna para apurar muitos detalhes que cabem ao caso... mas, é melhor culpar o daime, né?! ele num pode ir ao tribunal para se defender... num pode olhar para a família do cadu e dizer: olha que pais de m* vocês foram... e muito menos dizer aos políticos: puxa, vcs constróem esse cenário ao darem coberura para o crime organizado...

enfim, temos muito que aprender para ser uma nação...

beijo

Silvia 'Sam' Cássivi disse...

Infelizmente só se fala nisso por agora.
Tédio jornalistico, parece que não acontece mais nada de importancia (que alias a morte desses 2 não tem importancia nenhuma pra mim).
Triste...mas tem gente sendo assassinada todo dia e, infelizmente, 'tele jornais' que dão enfase ao crime mais que à noticias 'normais' é o que não falta.

Lidia Ferreira disse...

Minha querida , vim para lhe contar uma novidade . Estou com um novo Blog que me foi cedido, e eu elaborei uma espécie de indicação das melhores postagens . Para que isso seja feito, estou pedindo sua autorização da publicação de um de seus posts , com devidos créditos. , Ficou muito feliz, se aceitar. Caso a resposta seja sim estarei visitando seu blog.quando for postada te avisarei , no final de cada mês haverá uma enquête no qual você também será avisada para que convite seus amigos a voltar
Voce também pode estar indicando uma postagem sua a que mais gostar ou de uma amiga(o)
Aguardo resposta...
O blog é esse http://simplythebest01.blogspot.com/...
Se interessar, por gentileza, responda-me através desse email: lidia_bferreira@terra.com.br
bjs

Lidia Ferreira disse...

Minha querida , vim para lhe contar uma novidade . Estou com um novo Blog que me foi cedido, e eu elaborei uma espécie de indicação das melhores postagens . Para que isso seja feito, estou pedindo sua autorização da publicação de um de seus posts , com devidos créditos. , Ficou muito feliz, se aceitar. Caso a resposta seja sim estarei visitando seu blog.quando for postada te avisarei , no final de cada mês haverá uma enquête no qual você também será avisada para que convite seus amigos a voltar
Voce também pode estar indicando uma postagem sua a que mais gostar ou de uma amiga(o)
Aguardo resposta...
O blog é esse http://simplythebest01.blogspot.com/...
Se interessar, por gentileza, responda-me através desse email: lidia_bferreira@terra.com.br
bjs

Vander Leão disse...

Olha Dê, é como vc disse o cartunista esta quase saindo de vítima para culpado, ou seja, um cidadão premidita em todos os detalhes o crime, chama um amigo para ajuda-lo até nas drogas para com isso matar uma pessoa e o que é mais impressionante....vai alegar insanidade....isso é lamentável e revoltante....:(

Isaac Melo disse...

Oi Denise,
creio que o brasileiro não sabe o que é justiça. Sua justiça é fazer justiça com as próprias mãos, vingança!

Um grande abraço!

Nana disse...

Sobre o caso do Glauco, apenas fiquei chateada com o fato da midia intitular a seita como "cristã"... eles estao bem longe de seguir os ensinamentos biblicos do cristianismo. Mas concordo com vc q parece q estao querendo jogar a culpa no falecido e o culpado vai acabar se safando, como todos os culpados do Brasil. Sobre os Nardoni, nem tem o q falar ne?! Voltamos ao circo (2). Novidades no meu cantinho, ta?! Bjs e fik com Deus.

Srta.Lua disse...

olha eu nem sei mais o que pensar!
vou fazer como a minha avó! ter fé! :S

Si Wasabi disse...

A vida tem valido muito pouco ultimamente. Mas a polêmica e o sensacionalismo, ah, esses valido bastante $$$...

Bjs!