domingo, março 14, 2010

Paranapiacaba: O retrato do descaso com parte de nossa história.

Sempre curti ir para Paranapiacaba. A vila, distrito do município de André é um local que respira história. Surgiu como centro de controle para os funcionários da São Paulo Railway, compania inglesa cuja estrada de ferro possibilitava o transporte de pessoas e cargas até Santos.
É um lugar que tinha tudo pra ser um grande ponto turístico, e mais, um local onde poderíamos aprender um pouco de parte da história do nosso país.

Tive a oportunidade de visitar o museu ferroviário, e achei fantástico ver todas aquelas peças antigas, trens antigos, enfim, conhecer um pouco da história daquele lugar, coisa que adoro fazer.
Eis que hoje, ao abrir o Estadão, me deparo com a triste notícia de que o museu fechou. Fiquei pasma e corri pra ler a reportagem e descobrir o porquê de isso ter acontecido. Eis a resposta:

''O museu mantido pela ABPF no entorno do antigo leito da linha férrea está fechado desde janeiro porque falta energia elétrica. Um transformador queimou e não foi trocado. A prefeitura de Santo André, que administra Paranapiacaba, prometeu substitui-lo, mas não deu prazo para finalizar a compra''.


Sim, isso mesmo, falta de energia elétrica. O transformador queimou, e a prefeitura de Santo André tá fazendo c* doce pra fornecer outro. Provavelmente estão inventando alguma licitação, e como sabemos que nesse país a maioria das licitações não são levadas a sério, já dá pra prever o fim disso. Provavelmente não terá mais como funcionar o museu, simplesmente porque os responsáveis pela vila não estão nem aí.

Além disso, a mesma prefeitura retirou a candidatura de Paranapiacaba a patrimônio da humanidade. Acredito eu que só pelo fato de retirarem a candidatura prova mais ainda que eles não estão nem aí. E pior, estão jogando no lixo um local em que poderia ser investido e traria muito retorno para o turismo na região. Quando questionados sobre o que está sendo feito para melhorar o local, tanto a Condephaat - órgão de defesa do patrimônio do estado de São Paulo, quanto o IPHAN, simplesmente dão respostas evasivas.

Paranapiacaba é um retrato do descaso do Brasil com o turismo e sua história. Somos um país com tanta diversidade, natural, histórica e cultural. Mas infelizmente ainda estamos a anos luz de aproveitarmos nossos patrimônios. Com raríssimas exceções, o que vemos é um turismo amador, e de má vontade. E vemos nossa história indo pelo ralo por pura falta de interesse em investir. Fiquei muito triste com essa notícia, principalmente porque tive a oportunidade de conhecer o referido museu, e agora muitas pessoas serão privadas de conhecer tantas coisas interessantes do nosso passado por puro descaso!

Um país que não dá valor ao seu passado está fadado a não ter futuro. Pois é conhecendo o passado que podemos dar valor às nossas conquistas, e podemos planejar um futuro melhor.

Infelizmente acredito que a frase ''O Brasil é o país do futuro'' não se aplica ao nosso país. Uma pena.

6 comentários:

Sou blogueiro - INDICOESSE disse...

Oie Denise, tudo bem??

Que legal, nunca tive a oportunidade de conhecer Paranapiacaba! Espero que o Brasil realmente seje um país do futuro dando exemplo pra outros países que também não são!

Òtima começo de semana, gosto muito de vir aqui!

Sou blogueiro - INDICOESSE disse...

O chato que infelizmente o descaso pela história muitas vezes é grande... licitações demoram de verdade. E o caso de Paranapiacaba é um caso que você enxergou, mas como vc bem disse, no Brasil inteiro é assim!

Beijo

Palazzo disse...

Millenia você é das minhas.
Preservação histórica então, quando não fazem me deixa irado.
Aqui o povo pinta a cara para tirar um presidente, mas não vai a rua protestar contra a falência da sociedade.
É tudo hipocrisia, pensa, cada povo tem o governante que merece.
O jornal que malha, recebe dinheiro para postar matérias..é por ai.
Repetindo, é tudo hipocrisia. E o povo vendendo voto...
abração

Lucia disse...

muito triste isso.

Zandali disse...

lamentável!
não tem alguma ong que possa fiscalizar isso?!?
temos qeu ficar a mercê das vontades políticas? afffff

beijooooooooooooooooooo
parabéns pela denúncia!

Srta.Lua disse...

nossa! então isso quer dizer que eu como muitos não terão oportunidade de ver! muito triste!