terça-feira, março 09, 2010

Domingos podem ser dias agradáveis.

Quem disse que domingo necessariamente tem que ser um dia chato?
Tenho me divertido bastante em alguns domingos, e esse que se passou foi mais um deles. Reuni a galera e fui conhecer duas cidades aqui perto: Itu e Salto.

Começamos por Itu. Mal chegamos na cidade, e já dei de cara com essa Kombi curiosa:

Pergunta que não quer se calar: Já é 2010. Será que ele já saiu da bosta?

Acredito que a maioria das pessoas conhecem a fama das coisas grandes de Itu, e eu não poderia ter deixado de comprar vários souvenirs, como lapizinho de Itu, fósforos, fichinhas telefônicas, dentre outras coisinhas a mais. E claro que visitamos o famoso orelhão de Itu:



Ah sim, e tem o sinalzão (ou farolzão :P) de Itu:



E ele funciona! Isso que é o mais interessante!

Além do orelhão e do sinalzão, não poderíamos deixar de tirar uma foto com o garotinho de Itu:

Bem pequenininho né? :D

Andamos pela cidade, almoçamos, tiramos várias fotos, e depois seguimos rumo à Fazenda do Chocolate. Ao chegarmos lá e entrarmos na primeira lojinha, sinto aquele cheiro delicioso de café recém torrado.. Não resisti e comprei um pacote! E foi o início da gastança.. Acabei comprando pão caseiro, geléia caseira, queijo trançado.. Uhmmmmmmmmm!! Fiz a festa!

Passamos o tempo entre animais de fazenda e gastando dinheiro com essas delícias, até que decidimos ir para Salto, que é ali do lado.

Chegamos em Salto, e a primeira impressão que tive foi de ser uma cidade muito simpática. Tive a confirmação disso ao pararmos na praça principal parar tirarmos fotos, e um casal de idosos nos chamar para dar... informações turísticas! Aliás, isso foi o que mais me chamou atenção. Mesmo a cidade estando vazia, o posto de informações turísticas estava aberto, e fomos muito bem atendidos pelo funcionário. Ele nos entregou o mapa, explicou o caminho, tudo na maior simpatia. Não tive como não lembrar de Blumenau, cidade que se auto-entitula turística, mas durante os fins de semana todos os postos de informações ficam fechados. Aliás, tem uns que nunca abrem..

Mas voltando a Salto.. Fomos visitar o Complexo da Cachoeira, um lugar muito bonito, mas com um porém: é triste ver o rio poluído daquele jeito. O cheiro ainda é forte, o que incomoda bastante.





Depois fomos para o Monumento à padroeira, feito em homenagem a Nossa Senhora do Monte Serrat. A construção é enorme, e ao subir as rampas, temos uma vista ampla de toda a cidade. E vamos queimar calorias subindo a ramba hehehehehehe!!!



Logo em frente temos o Parque de Lavras. O local é muito bonito, e também triste. E foi lá que cheguei a conclusão que garrafa PET foi a pior tranqueira que inventaram. Por um lado ela é prática, por outro lado, o ser humano ferra com o meio ambiente.

Garrafas e mais garrafas ...

Zilhões delas no rio.. jogadas sem dó nem piedade...

Conheçam agora ''A Criatura'', obra das artistas plásticas saltenses Iriana Scalet Roque e Sueli Bernadoch, feita com lixo tirado do Rio Tietê. E olha que esse lixo aí não é nem 1% do que é jogado no rio por dia...



Notem que grande parte da obra foi feita de.. GARRAFAS PET. Realmente, foi a pior invenção do ser humano pro meio ambiente. E pior que a tendência é piorar, afinal, todo mundo quer comodidade, ninguém quer ter que ir no supermercado trocar os cascos vazios dos refrigerantes pelos cheios, como fazíamos até meados 1990. Enquanto isso, o rio vai sifu cada vez mais. Acredito que começando uma conscientização agora, isso surtirá efeito somente em várias gerações pra frente. Bom, pelo menos foi começado algo...

O balanço geral do domingo foi: excelente. Até o dia colaborou. A previsão era pra chuva, e acabou fazendo um solão torrante. Mas dessa vez eu prometi a mim mesma não reclamar do calor, afinal.. Passear com chuva é um horror!

Agora tenho que planejar a próxima viagem.. Ainda não sei pra que cidade vou.. Alguma dica? (que seja perto de SP, pois o $ está curto curto.. hehehehe)

9 comentários:

Mauro S disse...

Oi Denise, é bom fazer passeios assim em turma, fotografar bastante, conhecer cidadezinhas ou lugares para fora... e sobre limpar o planeta, conscientizar o povo, difícil, viu... está tudo muito errado, violência, tragédias, meio ambiente arrebentado e sempre pela magnífica mão do homem.
O que Deus deu e com amor, o homem destrói com a sua tecnologia, mas acho que agora é um pouco tarde para conscientizar as pessoas, mas não impossível, beijos, Mauro

Ruby disse...

Quando se tem programa, domingo passa a ser legal, mas se não tem, é chato mesmo,o meu foi muito chato, mas o próximo espero que seja melhor, tem viagem.

Mauro S disse...

Três anos já?
Acho que foi no Fotolog que vi a notícia da morte do teu pai, depois outra amiga perdeu o dela, depois eu.
A perda é certa, mas é difícil num primeiro momento, depois a gente se acostuma, mas a lembrança e o amor seguem para sempre.
Beijos, Mauro

Lucia disse...

Esses passeios inesperados costumam ser bem divertidos.

Mila disse...

Só assim mesmo pro domingo ter graça, rs

Sou blogueiro - INDICOESSE disse...

Querida, queria avisar que vou ficar sem ver os blogs dos amigos na internet até domingo, por isso peço compreensão, logo farei aqueles comentários bem legais que sempre faço, hehe.

Por questão de tempo, achei melhor escolher esse dia pra poder visitar os blogs dos amigos. A faculdade mal começou e já está apertando. Mas eu respondo sempre que necessário. Não esqueço daqui!

Beijão

Palazzo disse...

Olá Millenia!
Quer dizer que você deu um pulo em Salto?  Original? Eu?
Obrigado! Rsrsrs
As piores tranqueiras que foram inventadas não foram as PET; Foi um troço chamado ser humano totalmente irracional. Você já deve ter lido A CABANA.
Esquenta não; Tarauacá te espera.
abçs

Zandali disse...

Conheci Salto ano passado no festival de teatro infantil.. achei super simpática tb...
aind bem q não fiquei tempo suficiente para ver as garrafas pet... que péssimo! odeio plástico!
além das pet tem as benditas sacolinhas de supermercado e por aí... a gente acumulando lixo no mundo! báaaaaaaaaaaaaa

beijo

Srta.Lua disse...

putz preciso fazer isso! ultimamente os domingos são tediosos! kkk