terça-feira, agosto 04, 2009

Gripe Suína: a vedete da vez.

Todos os anos surge alguma doença para alarde. Já tivemos AIDS, a gripe aviária,dengue, dentre outras. E a doença da vez agora se chama gripe suína.
Não estou aqui querendo minimizar a dor de quem perdeu um ente querido vítima da doença, nem muito menos dizer que ela não é nada. Mas por favor, vamos pensar um pouco.
Todo ano morrem várias pessoas vítima da gripe comum. Provavelmente muito mais do que pessoas que morreram com a gripe suína, mas gripe comum não dá ibope.
Todos os anos morrem milhares de pessoas vítimas de malária, febre amarela, doença de chagas, pneumonia, câncer, AIDS, dentre várias outras. Mas pra que, essas doenças não dão IBOPE mais, e além do que, não é de grande interesse pra indústria farmacêutica.
Aí, de repente chega a gripe suína. Uma gripe mais forte, mas com uma letalidade não tão grande assim, mas mesmo assim foi transformada numa desgraça apocalíptica. Adiaram aulas, o que causou um imenso transtorno para os pais que precisam trabalhar e não tem onde deixar os filhos. Todo santo dia, o noticiário começa com ''Mais uma morte causada pela gripe suína''. E ficam martelando isso na cabeça o dia inteiro, causando pânico até em quem dá um simples espirro, e consequentemente, super lotação nos já sobrecarregados hospitais brasileiros. E tudo isso a troco de que?
Não sou fã de teorias de conspiração, e acho muitas delas furadas. Mas, ao ler um texto no orkut (de autoria desconhecida), até que achei que fez sentido:

Pandemia... de lucro!

Para analisar!

E a DENGUE que ninguém fala mais?!

Que interesses econômicos se movem por detrás da gripe suina?

No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vítimas da Malária que se poderia prevenir com um simples mosquiteiro.

Os noticiários, disto nada falam!

No mundo, por ano morrem 2 milhões de crianças com diarréia que se poderia evitar com um simples soro que custa 25 centavos.

Os noticiários disto nada falam!

Sarampo, pneumonia e enfermidades evitáveis com vacinas baratas, provocam a morte de 10 milhões de pessoas a cada ano.

Os noticiários disto nada falam!

Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves? Os noticiários mundiais inundaram-se de noticias?

Uma epidemia, a mais perigosa de todas? Uma Pandemia! Só se falava da terrífica enfermidade das aves.

Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas, em 10 anos? 25 mortos por ano.

A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio milhão contra 25.

Um momento, um momento. Então, porque se armou tanto escândalo com a gripe das aves? Porque atrás desses frangos havia um galo?, um galo de crista grande.

A farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso Tamiflú vendeu milhões de doses aos países asiáticos. Ainda que o Tamiflú seja de duvidosa eficácia, o governo britânico comprou 14 milhões de doses para prevenir a sua população.

Com a gripe das aves, a Roche e a Realenza, as duas maiores empresas farmacêuticas que vendem os antivirais, obtiveram milhões de dólares de lucro.

Antes com os frangos e agora com os porcos.

Sim, agora começou a psicose da gripe suina. E todos os noticiários do mundo só falam disso? Já não se fala da crise econômica nem dos torturados em Guantánamo? Só a gripe suina, a gripe dos porcos?

E eu me pergunto: se atrás dos frangos havia um galo. Atrás dos porcos? Não haverá um grande porco?

A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú. O principal acionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, Secretario da Defesa de George Bush, artífice da guerra contra Iraque?

Os acionistas das farmacêuticas Roche e Realenza estão esfregando as mãos, estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com o duvidoso Tamiflú.

A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários da saúde.

Não nego as necessárias medidas de precaução que estão sendo tomadas pelos países. Mas, se a gripe suina é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação;

Se a Organização Mundial de Saúde se preocupa tanto com esta enfermidade, porque não a declara como um problema de saúde pública mundial e autoriza o fabrico de medicamentos genéricos para combatê-la?

Prescindir das patentes Roche e Realenza e distribuir medicamentos genéricos a todos os países, especialmente aos pobres, essa seria a melhor solução.

É pra parar e pensar... Não duvido de nada num mundo movido a grana.

6 comentários:

Srta.Lua disse...

É complicado..., quanto maior a catástrofe, maior o alvoroço por dar a últiva notícia, o furo de reportagem!
lamentável! não que devam parar de dar atenção ao determinado assunto, mas tbem enfocar outros, que tbem são importantes!;-)

Isaac Melo disse...

Denise,
a gripe suína virou febre agora, bom pra quem vai vender bilhões de vacinas e tristeza para os infectados. Aqui mesmo no Paraná algumas universidades já estão há quase duas semanas fechadas.
Um abraço.
P.S. Ah, você encontra o livro A Figura Refletida no site da estante virtual, num preço bem barato.

Mauro S disse...

Hj não li teu texto, leio outro dia, mas não posso mais com o assunto, escrevi um dia aqui no blog que deem as dicas, o que deve ser feito e o que não deve, e onde deve-se buscar ajuda, e que parem de registrar mortes para que ninguém entre em pânico, mas não adianta, a notícia ruim em primeiro lugar e em tudo que é lugar.
Sobre o telefone é muito bom, Nokia sempre é muito fácil, hoje passei um bom tempo, nas horas de folga do dia, porque fiz bastante coisa, mexendo (mexer é com X, não é?) nele, e o que faltava, achei, com um certo trabalho, mas finalizei, logo meus contatos estão no aparelho, cada grupo, Amigos, Família e Trabalho com sua respectiva música (toque musical) e meu irmão e mão com música especial, gosto destas coisas, quem não?
Beijos.

Lucineia Silva... disse...

É Denise, a mídia sempre esta ai para servir alguém não é. Isso é fato.

Mas o problema da gripe é grave, seja ela H1N1 ou não. Temos que nos previnir...

Também as vezes penso como vc, e como o texto do autor que colocou no post...

Mauro S disse...

Oi Denise, programas são fases, a minha fase maior foram os flogs, nunca me vi um dia parando com eles, e parei, demorou, mas parei... uma das razões ter que comentar, e estava cansando da rotina e de ter que visitar o mundo.
Aqui sem compromisso, tenho que evitar isto, porque no dia que virar compromisso, acabo deixando o blog, não pode.
Beijão.

Zandali disse...

putz, tive dengue! e o que é pior: assim que começar a chover ela volta! mas alguém está cuidando?! não... pq não é a doença da moda! hunf... enquanto isso, meus alunos aproveitam as férias prorrogadas pra continuar viajando. ah! mas não era pra ficar de quarentena?! ah sim... isso ninguém informou!
ai, ai... e o caos econômico já está fazendo efeito...e tem laboratório ganahndo muito! aaaaaaah! dizem qeu é o eclipse que tá deixando todomundoloucooba!

nossa, falei um monte! rs...

dê, tb tô com saudade! sumi, mas não esqueci daquele papo de vc vir visitar minha humilde cidade! qdo quiser, venha... minah casinha é humilde e fora do centro, mas se quiser ficar nela será bem-vinda! senão... sempre há um hotlezinho sim... vejo tudo pra vc! é só falar!

bom, vou tentar postar com mais frequência. a verdade é que tenho trabalhado demais no comp, daí fujo dele pra ter lazer! rs...

beijos mil!