segunda-feira, abril 26, 2010

A saga dos navegadores

Sou do tempo que o Netscape era o melhor navegador que existia na internet. Foi o primeiro navegador que usei, lá pra meados de 1996. Até que a partir do Windows 98, o Internet Explorer passou a ser lançado junto com o Sistema Operacional, fazendo com que muita gente se acomodasse e parasse de fazer download do Netscape. Isso fez com que ele fosse perdendo a fatia no mercado, infelizmente.
Usei o Iexplorer por um bom tempo, por comodidade confesso, mas nunca fui muito com a cara dele. Até que um belo dia peguei um malware chamado ''My Search Now''. Nem sei como foi acontecer isso, pois nunca fui de entrar em sites suspeitos, só sei que aquilo foi o inferno na minha vida virtual. Deixou meu PC extremamente lerdo, e o Iexplorer então, parecia uma lesma com cãimbra de tão lerdo. Até que um amigo meu me falou do Firefox. Até tinha ouvido falar dele, mas nunca tinha me interessado. E foi a melhor coisa que fiz. Baixei dito cujo e era só alegria. Super rápido, mais seguro, enfim, o navegador dos meus sonhos. E assim foi por 7 anos.
Infelizmente 'the dream is over'. Cada versão nova que eles lançam piora. Muitos dos sites que eu costumo entrar com frequência foram ficando lentos, isso quando simplesmente não fechava do nada. E pra piorar, de repente travava e ficava o HD dando ataque epilético que nem um louco, e eu ficava de braços cruzados olhando pro computador sem poder fazer nada. Aquilo foi me irritando tanto, que resolvi baixar o Google Chrome pra ver qual era a dele.
O que eu achei do Chrome? Achei um navegador legal. Mas sei lá, não cheguei a me apaixonar por ele do jeito que eu me apaixonei pelo Firefox na primeira vez que o instalei - romântico isso né? - hehe!
Fiquei um tempo alternando sites mais pesados com o Chrome, e os mais leves com o Firefox, mas não era o que eu queria. Voltar a usar o IExplorer estava totalmente fora de cogitação.
Ontem a noite, ao tentar entrar no Facebook, só dava página branca. Tentei várias vezes achando que era problema no site, e desisti. Mais de noite, resolvi tirar a prova no Chrome. E estava carregando normalmente. Aquilo já foi me dando nos nervos. Mas como já era tarde e precisava dormir, desliguei tudo e deixei pra lá.
Eis que hoje, veio a goda d'água. Resolvi limpar os arquivos temporários, como sempre faço uma vez por mês. Depois disso fui entrar no Orkut, e simplesmente a página das comunidades estava toda bagunçada. ''An error ocurred'' acusava a mensagem. Só pra tirar a prova, abri o Chrome e adivinhem? Sim, o Orkut estava carregando normalmente! Pra completar o 'tira-teima', abri o Iexplorer, e a mesma coisa. Orkut normal!
Aí, enquanto xingava todos os palavrões existentes na face da terra, lembrei do Safari. Também só tinha ouvido falar por cima, mas resolvi testar.
Sinceramente? Adorei! Exatamente como um navegador deve ser. Ágil, leve, e sem frescalhadas. Pretendo usá-lo a partir de agora. Inclusive é com ele que estou escrevendo esse post.
Vamos até quando o 'romance' dura...

10 comentários:

Mauro S disse...

Oi Denise, não havia entendido quando você comentou que também havia postado sobre navegadores, pois é, O Firefox deve ter sido comprado pelos donos do IE, porque só dá erro, a cada versão que atualizam piora, e olha que eu gostava.
Um professor meu na época da engenharia dizia o seguinte, "quem inventa é inventor", pois é o Firefox acho que resolveu inventar e estragar o que era bom... páginas fecham do nada, aparecem mensagem estranhas, está mais lento, tudo que eu estava acostumado a ver quando usava o IE.
Não conheço o Safari, mas de repente baixo ele para testá-lo, mas acho que nada na internet é como foi um dia.
Veja o caso do Google, era um site de busca fantástico, agora estão se desenvolvendo tanto que um dia as buscas serão esquecidas ou darão mais valor a outros programas já criados por eles, quanto o básico é o mais importante de tudo.
E apesar de ter o Google Chrome, acho que falta alguma coisa.
Sobre o IE, o GC e o Fire, abro um Blogspot em cada um, e o Fire serve para que eu possa salvar fotos que seus donos travaram, não sei se o Google tem esta possibilidade, nems e o Safira faz o mesmo porque IE não salva.
Beijão, obrigado pela ajuda, e eu sei que posso contar sempre contigo.

Mauro S disse...

Oi, comentando com o Safari, mas ainda não vi a rapidez anunciada por você, nem é um programa como Fire cheio de abas ou eu não descobri isto ainda, pelo menos com os programas que abro todo dia, e o texto do comentário fica sublinhado em vermelho, teria que arrumar para dicionário português, não sei, o que o Fire não faz.
Se for usá-lo, sabes, não é, terás que me dar as dicas.
Beijos, Mauro

Julis disse...

Eu adoro o Firefox embora as vezes ele tenha esses bugs de erros, eu uso ele e o Google Chrome que tbm recomendo!

Isaac Melo disse...

Oi Denise,
realmente esses programas são o máximo, mas quando dão com os 'burro n'água' é um Deus nos acuda.

Um abração!

Bacana Blog disse...

Minha amiga blippeira, eu uso MAC em casa desde 2005, ou seja, estou mais do que habituado com ele. Tenho o FF e Opera instalados, mas sempre acabo utilizando mais o Safari e a única coisa q realmente incomoda nele é a falta de Flash para alguns sites, mas isso não chega a "desabonar" o browser, que é rápido, limpo, fácil de usar, etc. mesmo meu Mac sendo um bom e velho iBook. De uma coisa eu sei: depois de um Mac e Safari, IE e Windows Nunca mais ! :-)

Srta.Lua disse...

eu cheguei a seguinte conclusão: qualquer navegador é melhor que o IE!

Mas isso é minha opinião! rsrs

Alysson Braia disse...

Atualmente tenho o IE7, sinceramente, nunca tive problemas!... as vezes o problema é do site e colocamos a culpa nos navegadores, se é que isso que estou falando procede! uso o IE pra ver videos no youtube, usava para orkut, uso para blogar, uso sites de bancos, sites pesados, sites de jogos, sites de músicas, sites de downloads, enfim, para várias coisas mas não tenho o que reclamar. Não sou um expert em computadores mas se alguém até souber me responder, o problemas as vezes por exemplo, de demorar a carregar um site, não tem a ver tambem com um conjunto de coisas? Como por exemplo, velocidade da net, memória da máquina, processador, ou isso não tem nada a ver? Não tenho nenhum problema mais sério que me faça mudar para outro no momento.
Veleu!

Mauro S disse...

Oi Denise, os anos 80, que marcou muita gente, foi demais, valeu pelo comentário, beijos.
Dando um tempo enquanto as idéias não vem pelo K e C, e postando em todos os outros.
Já que cada um conta uma coisa.

Si Wasabi disse...

Nossa, há quanto tempo eu não ouvia falar do Netscape! Hahaha!

Eu gosto do Firefox, mas ele realmente tem piorado, e tem (sempre teve...) muuuuitas falhas de segurança. Por isso uso o IE pra vários sites, inclusive o blogger, pois o meu antivirus já cansou de pegar mal/spyware de blogs quando uso ele, coisa que não acontece no firefox... o Chrome eu uso só pra alguns sites como o twitter, que fica bem mais rápido. O ruim dele é que você tem que reinstalar um monte de aplicativos pra ver os sites corretamente e eu acho as barras desorganizadas.

O Safari eu nunca usei. Depois me conta se está dando certo!!!

Bjs!

Romântico.jp disse...

Não entendi por que vc abandonou o Chrome. A página branca no Facebook apareceu usando o Firefox, não é? Ou entendi errado? :P

Bom, ainda não experimentei o Safari... quem sabe algum dia.