quinta-feira, novembro 03, 2011

Lula, o câncer e o SUS.

Lula está com câncer. Podemos dizer que esta doença é realmente democrática: ataca a todos, independente de ser rico, pobre, famoso ou qualquer zé mané da esquina. Longe de mim comemorar isso. Não sou fã de Lula, não votei nele e nem pretendo fazer isso algum dia. Como político não gosto dele. Mas o respeito como ser humano, e torço para que ele consiga se curar.

O fato de eu o respeitar como ser humano e desejar que ele se cure não anula minha opinião de décadas: não somente Lula, mas todos os políticos deveriam se tratar pelo SUS. No Facebook as pessoas começaram a postar uma foto do ex-presidente com os dizeres ''Lula, faça seu tratamento pelo SUS''. Eu entendi isso como um protesto pela melhoria da saúde pública, não como um desejo de que ele sofra. Vale lembrar que o ex-presidente é uma pessoa pública, e está sujeito a tudo isso independente de sua condição. Bastou pra chegar um monte de gente bradando aos quatro ventos que o SUS é uma maravilha, que já precisou e foi bem atendido, e bla bla bla.

Sim, o SUS tem o seu lado bom. Minha mãe já foi atendida pelo SUS em Sorocaba, e não posso reclamar, o atendimento foi exelente. Assim como várias pessoas que conheço já se trataram pelo SUS e foi ótimo. Temos aqui em São Paulo o Hospital das Clínicas que é um exemplo a ser seguido. Atendimento de ponta, tudo pelo Sistema Único de Saúde.

A questão não é essa. A questão é: o lado bom do SUS é exceção, infelizmente. E deveria ser ao contrário. Afinal, nossa Constituição Federal é clara: 'Saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado'. Basta lermos as notícias que temos casos escabrosos praticamente todos os dias por falha no atendimento. São mães que perdem seus filhos por falta de atendimento. Médicos escrevendo no braço de gestantes o endereço de outro hospital porque aquele simplesmente não tem as mínimas condições de trabalhar. Pessoas acidentadas que fazem peregrinação por vários hospitais públicos e não conseguem atendimento. Há meses uma moça ficou uma semana peregrinando por hospitais públicos daqui de São Paulo reclamando de muita dor. Acabou morrendo de trombose. Esses são os casos que aparecem na mídia. Fora os muitos outros que ocorrem nesse Brasil que não ficamos sabendo. Sobra a dor das famílias, que além de perder um ente querido, convive com a falência do nosso sistema público de saúde.

Ah, mas o tratamento do SUS para câncer é de primeiro mundo. Ótimo, acredito que em um Hospital das Clínicas da vida seja. Mas acho que essa foto aqui é auto-explicativa. Não é preciso divagar sobre ela:



Então: cadê o povo que defende o SUS fervorosamente? Temos que reconhecer como funciona, mas temos que reconhecer também que não é o suficiente. E para os políticos é muito mais fácil deixar nossa saúde pública como está e qualquer dor de barriga, correr pro Einstein. Afinal de contas, se eles não precisam, o povo que se ferre. Então, que usem o SUS. Quem sabe assim a coisa não começa a melhorar, afinal, seria o deles que estaria na reta?

5 comentários:

Silvia 'Sam' Cássivi disse...

Falou tudo!
Como vc não sou fan dele como politico mas como ser humano ele, assim como todos outros, merece ser bem atendido seja la onde for e, novamente concordando com seu post, ela depois de 8 anos no governo deveria tentar atendimento, desde a Unidade Básica de Saúde até hospital de ponta, asssim como muita gente faz.
Espero que isso sirva de exemplo pra atuais e futuros governantes darem mais atenção ao SUS (e que se criarem outro imposto destinado à saúde que de fato o que for arrecadado vá pra saúde (coisa que ficou provado não acontecia com a CPMF)

Ruby disse...

Foi mexer em vespeiro, a repercursão foi tremenda, o povo se manifestou contra quem falou isso, imaginem se como eu tivessem perdido o pai pro câncer e fazendo tratamento pelo SUS, depois minha mãe que morreu em hospital do SUS. Me dá uma revolta com esses FDP que não sabem o que é isso e ficam falando um monte de baboseira, criticando quem apoiou no FB aquela manifestação sugerindo que Lula se tratasse pelo SUS. Achei muito bom o que esse jornal fez, isso prova que ele tbem é pela campanha.

Palazzo disse...

Quem escreveu isso (QUE ELE DEVERIA IR PARA O SUS), fez claramente uma crítica a blasfêmia dele de dizer que gostaria de ficar doente só para ser atendido na UPA que ele inaugurou. Certas coisas não se falam nem brincando. O problema dele é a demagogia, sabendo que o PT tem uma coligação não deveria dizer que faria isso e aquilo enganando o povo. Ao contrário de Dilma que por enquanto está botando pra fora, Lula sempre dizia que não sabia de nada, e é o que acreditavam os tolos que nunca ouviram falar de ABIN. O SUS é uma idéia boa, não funciona nesse país porque o dinheiro é desviado em cuecões e meias da vida. Existem cidades e cidades, em algum lugar pode funcionar, mas nos 90% dos mais de 5.000 municípios desse país é dinheiro jogado para dentro de políticos que riem da universalidade, integralidade e igualdade que o SUS prega. Se não deixarmos o politicamente correto de lado e botar a cara a tapa esse país vai virar um Deus nos acuda. Para os que acham que tudo vai bem, não vai não. Procurem se informar sobre a dívida externa.

Zandali disse...

sem comentários... ando cansada da mídia! outro dia recebi um e-mail dizendo que foi o Zé Rainha do PT que agrediu a reporter do jornal hoje... daí que o Zé Rainha não é filiado ao PT e está preso por questões de desvio de terras do MST... preso ele não poderia agredir a reporter e por aí vai... então, sei lá... ando me abstendo de qestões polêmicas, pelo menos até ter todsas as infos para ter minha própria opinião...

agora sobre ILha Bela... uhauhauha! não conseguia imaginar vc na praia... ainda bem que postou fotos! rs... e você não foi devorada pelos borrachudos?!?! hum... então vou pensar em voltar lá... sai meio traumatizada na última vez!!!

saudades de ti!
quando vem para araraquara, heim?!?!?

super beijo!

Romântico.jp disse...

Muito bem selecionada a imagem... diz TUDO mesmo. No Brasil, infelizmente, há 2 "mundos" distintos... o dos ricos e o dos pobres. E isso vale não só pra Saúde...