domingo, janeiro 21, 2007

Quem é vivo sempre aparece!
Estou com visita em casa, e quase não tenho acessado a net, portanto resolvi deixar pra atualizar aqui depois dela ir embora.. Mas como estava morrendo de saudades do meu bloguito, resolvi atualizar hoje, pelo menos assim o povo que passa por aqui não acha que eu meditei profundamente e esqueci o caminho de casa ;)

Achei essa notícia interessante: Tribunal diz que download sem lucro não é crime

A Corte Suprema italiana considera que fazer downloads de filmes, músicas ou programas protegidos por direitos autorais não é crime se a atividade não implicar ganho econômico.

A 3ª Vara Penal da Corte Suprema anulou uma condenação do Tribunal de Apelação de Turim (norte) a dois jovens que tinham feito download e compartilhado em rede músicas, filmes e softwares protegidos pelos direitos autorais. A informação é do site do jornal Corriere della Sera.

A sentença diz respeito, segundo o site do La Repubblica, a um caso precedente à lei em vigor desde 2004 sobre o direito de autor, que estabelece que é punível penalmente a troca ilegal de arquivos protegidos pelo "direitos autorais". Os dois condenados pelo tribunal de Turim tinham criado uma rede P2P, de usuário a usuário, para trocar arquivos com outras pessoas na Internet, para o que se conectavam a um servidor instalado em um computador de uma associação de estudantes da cidade.

Para poder obter as senhas de acesso ao sistema, era preciso que o usuário compartilhasse também seus arquivos, acrescenta o Corriere della Sera. Os juízes de Turim consideraram que os autores desse sistema de intercâmbio tinham violado a lei sobre direitos autorais, que pune os que, "com fins de lucro", divulgam ou copiam arquivos e conteúdos multimídia protegidos pelos direitos autorais.

No entanto, segundo a Corte Suprema, a ação dos dois acusados não tinha "nenhum fim de lucro" e, portanto, não era uma violação efetiva da lei.


Finalmente, uma decisão sensata. Nunca achei que baixar músicas da internet fosse crime, afinal de contas, nunca ganhei um centavo com as músicas baixadas.
Quando os cds eram mais acessíveis, eu comprava bastante. Só que com os preços de hoje, realmente, não dá. Haja dinheiro pra comprar todos os CDs que eu realmente quero. Só compro raríssimos, alguns que eu acho que realmente vale a pena. O que eu acho ridículo é em países como os EUA e Canadá querer mandar gente pra cadeia por causa disso. Se os donos de gravadoras não fossem tão gananciosos, com certeza os preços diminuiriam, e mais gente compraria. E viva a mp3! :D

Bom, fico por aqui. Prometo atualizar sobre minhas andanças por aqui quando a minha amiga voltar pro Rio.

Fui!


Photobucket - Video and Image Hosting Kon Kan - Move to move

Nenhum comentário: