quarta-feira, maio 07, 2014

Morar em apartamento enche o saco.

Morei em casa por praticamente minha vida inteira, até que me mudei pra São Paulo. Por não conhecermos a cidade direito, e acharmos que casa era muito mais caro, além da falta de tempo para procurarmos, acabamos indo morar em apartamento.

Como tudo na vida tem vantagens e desvantagens, uma das maiores vantagens que alegam é exatamente a segurança. Ah, a tal segurança. Que faz com que instalem câmeras em tudo quanto é lugar, que se coloquem 50 portões para dificultar a entrada, que se proíbam de não moradores a usarem a garagem, dentre outras regras exageradas.

Mas a verdade é: esse lance de segurança é extremamente relativo. O que vemos na verdade é que a invasão a condomínios é muito maior do que invasão a casas. Principalmente os mais cheios de frescura. São exatamente esses onde tem mais arrastão e invasão.

Em quase 6 anos morando em apartamento estou de saco cheio por vários motivos. Não que meu prédio seja ruim, muito pelo contrário, não posso me queixar da administração, dos funcionários e nem dos moradores. São, na maioria, pessoas tranquilas. Mas confesso que algumas coisas me incomodam:

1) Depender de uma pessoa (no caso o porteiro) para entrar e sair do prédio. Ok, existem prédios mais simples onde você mesmo entra e sai, mas a maioria dos prédios hoje em dia tem porteiros. Como escrevi anteriormente, não posso reclamar dos funcionários. Mas é um saco você chegar cheio de sacolas de compras e ter que ficar esperando pra abrirem a porta pra você. Se está chovendo então, o negócio fica mais complicado ainda. E geralmente quando está chovendo e você está com sacolas, o coitado do porteiro está ocupado fazendo 300 coisas ao mesmo tempo. Murphy é implacável!

2) A sua segurança depende dos outros. Por mais que você treine porteiros e funcionários, sempre vai ter um morador sem noção que vai deixar a bendita da porta da frente do prédio aberta. Agora me pergunto, de quê adianta instalar câmera em elevador, na entrada, na saída, na pqp, instalar trocentas portas dentre outras medidas ditas de segurança, se os moradores não colaboram com o mais básico de tudo, ou seja, fechar a bendita da porta da frente. Já reclamei várias vezes sobre isso e ainda me deparo com essa aberração. Assim fica difícil. Isso também vale para prédios sem porteiro. Tá lá escrito que a partir de tal hora, deve-se trancar a porta. Mas, quem disse que todos trancam? Aí, lá vai sua segurança pro beleléu.

3) Elevador. Ahhhhhhhhhhhh o elevador! Essa eu posso dizer de boca cheia: NUNCA tive paciência pra eles. Desde quando morava em Blumenau, sempre detestei ficar esperando o bendito em prédios comerciais. Infelizmente não pude vir morar em um andar mais baixo, fui parar no décimo. Conclusão: vamos de elevador, claro. Antes de me mudar pra cá, morei um ano em apartamento, mas era no terceiro andar. Ô delícia! Era escada o tempo todo. Só usava o elevador quando estava com compras, ou algo mais pesado. Mas aqui não. E demora, demora, demora. Às vezes dou o azar do prédio inteiro querer subir ou descer no mesmo tempo. Aliás, nunca vou me conformar com gente que mora no primeiro andar, é jovem e saudável e continua usando elevador. E eu aqui doida pra morar num andar mais baixo pra não depender dessa porcaria.. Ahh saudades de quando eu morava em casa, abria a porta e já estava na rua. Sem nenhuma espera.

4) Garagem de prédio é um horror. Todas. Acho que dispensa comentários aqui. Ainda bem que eu não dirijo, quem se ferra é o namorado pra estacionar lá. Não, eu não gosto de dirigir, e se um dia voltar vai ser por necessidade, não por prazer.

5) Tem hora pra tudo. Por motivos óbvios. Demorei a pregar minha TV na parede pelo simples fato de faltar tempo. O único dia que sobrava era domingo, mas domingo não pode furar parede. E claro, depois das 18 não pode mais fazer barulho, e como eu chego em casa todos os dias às 19:30... Aí ficava a TV lá jogada. Claro que se as pessoas tivessem bom senso essas regras seriam desnecessárias, mas como sabemos que se não fosse proibido fazer barulho domingo e de noite teria gente quebrando tudo o dia inteiro e até 3 da manhã, proíbe-se tudo. Simples assim.

6) Isso vale pra São Paulo: Muitos prédios não permitem que se instale ar-condicionado. Sem comentários. Tivemos um dos verões mais quentes do século aqui em SP, e pra dormir foi O inferno na terra. Parece que no nosso prédio liberaram, e eu não vejo a hora de instalar um. É ridículo sermos obrigados a se ferrar no verão por causa dessas regras ridículas. Mas assim mesmo, já vai ser um saco, porque o condicionador tem que ficar no chão, ou seja, uma instalação em apartamento sai muito mais caro, pois nada pode ficar visível. Já em casa, enfia o ar onde quiser e tá tudo beleza! Vale até um de janela.

7) Dependendo do prédio, você não pode assinar a operadora de TV que você quer. Sim, infelizmente isso existe. Se você era cliente da operadora X que precisa de instalação de antena, mas o prédio não permite, sinto lhe dizer, mas você se ferrou. Ou vai pra Y, que é somente a cabo, ou fica sem. Ah, já li a repeito de alguns prédios novos onde não se tem nem antena de TV aberta. Não vou entrar na discussão da qualidade da nossa TV, seja por assinatura, seja aberta, mas acho que a pessoa deveria ter o direito de escolha não?

8) Taxa de condomínio. É praticamente um aluguel. Toda vez que vem o boleto eu choro. Penso o quê que eu poderia estar fazendo com esse dinheiro... :(

Mas enfim.. Existem algumas vantagens, como por exemplo, comprar tralhas pela internet. Sempre vai ter alguém na portaria pra receber tudo, e não precisamos ficar mandando pra outros lugares.

Mesmo assim, tenho planos de voltar a morar em casa. De preferência fora de condomínio fechado. Não seu quando, mas um dia isso vai acontecer. Falei por tantos anos que queria me mudar pra cá, e aqui estou.. Então vamos ter paciência que um dia dá certo!


2 comentários:

Lindsay disse...

Acho legal morar em apartamento, em partes. Como tu mesma mencionou, são muitas e variadas as regras. Mas sempre achei desanimador pagar aquela pá de taxas extras - praticamente um aluguel - todo mes.
Em cidades maiores, com as distancias, sem dirigir (tambem não tenho a menor pretensão), dependendo de um transporte público medonho, é bem difícil conciliar. Até por que, infelizmente, as casas estão virando espigões, por todo lado. Casas em abundancia, só nos bairros, bem distante de tudo, e te obrigando a ter um famigerado carro. To persistindo, mas só porque trabalho em casa, senão tava ferrada.

Mauro S disse...

Oi Denise, que bom vê-la aqui de novo, e que ruim saber de tanta coisa que não podes fazer por regras absurdas ou não, essa da tv a cabo existe no teu prédio?
Cada um tem o direito de escolher o que quer, oras.
Tantas regras que são um absurdo, por isso e fechando contigo, minha preferência é por casas e sempre será, moro numa, veraneio num edifício na praia e a companhia de um morador é um absurdo, um que manda em nove, e nove que não querem se incomodar e aceitam passivamente... quero sair de lá, mudar de praia por n motivos incluindo o chato do vizinho, vizinho que não faz barulho, mas que incomoda muita gente. Beijos e bom vê-la postando.