sábado, janeiro 09, 2010

Proibir é mais fácil.

Eu particularmente detesto me bronzear. Quando vou à praia uso bloqueador FPS 60, e fico sempre embaixo do guarda-sol. Sol mesmo, só pego quando vou tomar banho de mar ou piscina. Tem gente que não suporta ficar branco, e fica horas tostando no sol. E quando chega o inverno, corre pros salões de beleza pra se bronzear artificialmente. Ou melhor, corria, pois há uns meses atrás ANVISA resolveu simplesmente proibir as câmaras de bronzeamento artificial.
Acredito que todo mundo aqui sabe que o bronzeamento artificial aumenta e muito as chances de ter câncer de pele. Assim como ficar horas torrando no sol do meio-dia. Só que o sol, a ANVISA não tem como proibir - e olha que não duvido que logo logo lancem uma proibição ridícula dessas, pelo andar da carruagem.
Se formos parar pra pensar, praticamente tudo que consumimos hoje em dia nos prejudica de alguma forma. O simples fato de sair na rua nas capitais brasileiras ,já estamos correndo riscos de termos complicações respiratórias de vários tipos devido ao número excessivo de carros que andam por aí com seus motores desregulados. Tudo bem, agora em São Paulo saiu a famosa inspeção veicular, o que eu achei uma ótima idéia. Mas como praticamente tudo que nosso governo faz, tinha que dar uma fora: somente os carros novos terão obrigatoriedade. Isto é, se eu tiver um Fusquinha 76, além de ser isenta de IPVA, não precisarei fazer nada. E continuarei por aí poluindo a torto e a direito a já tão saturada atmosfera. É o governo incentivando a gente a ter carros pré-históricos, e desestimulando quem investe em um carro novo.
E o que falar da nossa alimentação? Cheia de conservantes, corantes, tudo artificial, refrigerantes, e etc. Vamos então proibir o Mac Donalds por sua comida não ser saudável? Olha que é melhor nem dar idéia, se não daqui a pouco baixam um decreto que nos obrigará a comer só salada e carnes assadas. Com direito à um copo d'água pra acompanhar.
Mas voltando ao bronzeamento artificial: o que mais me deixa indignada, é o governo querer simplesmente se meter no que eu estou fazendo com o meu corpo. Eu tenho todo o direito de ficar torrada e pagar por isso. Desde que, claro, seja alertada dos perigos. Estando totalmente ciente, e mesmo assim querendo continuar, por que o governo tem que proibir a minha vontade? Estou prejudicando alguém? Não! É diferente do cigarro por exemplo, que ao fumar, a fumaça invade o espaço e os pulmões alheios. E apesar de apoiar a lei anti fumo paulista, sou contra a proibição de fumar propriamente dita. Desde que, claro, seja em lugares abertos. Afinal de contas, o pulmão é do cara, o dinheiro é do cara, e eu não tenho nada a ver com o que ele gasta o dito cujo.
Em vez de inventarem essas proibições ridículas, uma maneira mais eficaz de impedir câncer de pele seria a diminuição da carga tributária dos protetores solares, que pela sua carga altíssima, torna-se inacessível para a maioria da população.
Mas imagina se o governo vai perder a 'bocona' né. É mais prático proibir o tal bronzeamento artificial mesmo e ponto final.

Triste...

14 comentários:

Lucia disse...

não sabia dessa proibição. eu sou que nem você, só com muito protetor e debaixo de barraca.

Ivanhoé disse...

Disse tudo. Quanto a proibir o Mc Donald's; não seria uma má idéia, prá mim não faria a menor falta. - hehehehe!!!

Bom domingo!
Bêjoss!!!

Sou blogueiro - INDICOESSE disse...

Verdade querida Denise, proibem o bronzeamento mas não poderão proibir o sol, of course!! Esse mal vai ficar lá... eu acho que deveria haver uma campanha, proibir é muito chato ainda mais quando não se faz mal pra ninguém e só para o seu corpo... é o velho argumento de que se não estou fazendo mal para outra pessoa tenho o direito.

Dai a pessoa também teria direito de fumar seu cigarrinho em lugar que não incomode.
A pessoa também teria direito de beber mas não poderia dirigir para a ameçar a vida das pessoas.

Tudo que você falou faz muito sentido!
Passando aqui não tem jeito como não ler todo o texto! Escreve muito bem assim como a Bianca que já deve conhecer do "Modelando Paradigmas" você escreve tão bem quanto ela, não sei quem é a melhor! Parabéns!!

Isaac Melo disse...

Oi Denise,
é verdade, certas proibições são ridículas, embora necessárias, pois quer queira quer não acaba sobrando para o sistema público de saúde.
Mas muito bem frisado seu texto em relação à carga tributária, pois protetor solar é ainda um artigo de luxo, pelo preço, o que é um absurdo.

Um abraço.

Si Wasabi disse...

Menina, e eu que estou com alergia a todos os protetores solares faciais existentes no mundo? SOCORRO!

Ah, é claro que só é proibido o que é $$$ interessante.

Bjs!

Lidia Ferreira disse...

Bom minha amada amiga , eu só tomo banho de lua rsrs sou muito branca então isso não me preocupa , mas tenho uma irmã e e do tipo que ate dorme de baixo do sol,
afffffff
bjs

profjuvenal disse...

Sempre bem legais seus textos e muito lúcidos seus pontos de vista.
Abraços.

Palazzo disse...

Milhenia essa é fácil.
Vem morar na amazônia, o ar aqui é mais puro. (por enquanto)
abç

Li disse...

Oi De ^^

É cada proibição doida...por mim proibiria tb um monte de coisas mas é como vc disse, as coisas ruins estão em todo lugar vai e usa quem quer.
Qto a poluião de SP, tive que mudar dai por causa disso. Melhorei quase 100% da bronquite asmatica.
Beijossss

Li disse...

Esqueci de dizer eu tb odeio torrar no sol...sou branca e qualquer mormaço ja serve para me deixar com ensolação ou semelhante a um camarão,rs

Silvia 'Sam' Cássivi disse...

Detesto calor!!!!! mas adoro me bronzear... como tenho pele sensivel só posso ficar uns 15 ou 20 minutos... mesmo assim uso bronzeador só no corpo, no rosto é Minesol 60 até pra ir no mercado da esquina e mesmo assim tenho manchas/sardas que pioram no verão. grgrgrg
Pois é, li que as tais camas de bronzeamento aumentam em 70% o risco de ter cancer de pele... eu fazia muito sessões nelas mas de uns tempos pra cá uso mesmo o Sun Touch da Nivea, auto bronzeia e não faz mal ;)

Zandali disse...

pois eh... este é o país da proibição! vai demorar muito pra ser o país da orientação! afff

respondendo sua pergunta no meu mundinho: sim, eu vivo levando tombos e cheia de marcas roxas! aff... dizem qeu é culpa do meu ascendente em sagitário... haahhaa!
sei lá... mas é fato... aliás tem um post engraçado... vou procurar nos arquivos para relembrar! ahhauhauaua

beijos e esperando vc na terrinha do sol! aff... a ANVISA ainda vai proibir as pessoas de andarem nas ruas de Araraquara! rs...

beijooooooooooooo

Zandali disse...

A Anvisa teve q liberar o bronzeamento artificial hj! ahuahuahuhauhauhauhauuahaaa

As modeletes tem poder político! kkkkkkkkkkkkkk

beijoooooooooooooooooo

Srta.Lua disse...

ah! ta explicado a cor européia da Denise! ahauhau
mas, quanto ao bronzeamento, esse governo só sabe inventar moda Aff!