sexta-feira, setembro 18, 2009

Números e mais números...

Finalmente o Brasil resolveu dar um passo a frente em matéria de identificação civil, e está lançando o Registro Único. Hoje em dia nosso sistema de identificação é uma zona. Nossa carteira de identidade é tão ridícula, que qualquer Zé Mané da esquina falsifica. Isso sem contar que não temos nada integrado. Uma pessoa pode tirar RGs em vários estados brasileiros, e todos eles serão válidos, pois cada estado tem seu banco de dados individual. E é claro que pra fraudes isso é um prato cheio.

Outro agravante é o fato de termos trocentos tipos de documentos diferentes. Temos o Registro Geral - que em cada estado é diferente. Temos o Cadastro de Pessoas Físicas, que na minha opinião é o mais importante, pois sem ele não fazemos praticamente nada no Brasil. Temos Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, dentre outros trocentos números. E haja cérebro pra decorar tudo isso.

Na minha humilde opinião, deveríamos ter um número só. Nasceu? Já na certidão ganha o número. Morreu? Ao registrar o óbito, automaticamente seria dado baixa no número. Acredito que essa seria a maneira mais prática de se evitar fraudes, principalmente em matéria de pensões recebidas indevidamente, uso de documentos de pessoas falecidas para obter vantagens, dentre outros problemas a mais.

Mas tudo bem. Já demos um passo importante com o Registro Único. Finalmente teremos um documento de identificação decente. Já não era hora!

7 comentários:

Mauro S disse...

Bom texto e como você mesma escreveu, "já era hora", mas sabe quem foi a primeira pessoa que pensei quando o video do gato?
Advinha? Risos.
Beijão!

As Dores do Silêncio disse...

Seu blog é de admira...
Mas o que me chamou atenção foi o link de associação de medula ossea...eu em nome de muitos que precisam desse transplante eu agradeço a vc pela sua iniciativa,e por nos ajudar com pouco,mais para nós que realmente precisamos tu não sabe como isso nos ajuda...

Deus te abençoe
Fique com Deus
beijos e abrazz

Lú Silva disse...

Denise belas informação.
Primeiro, não tinha conhecimento que era possivel tirar carteira de indetidade em mais de um estado. To boba com isso! Não há sistema integrado? Meu Deus!

Saindo do meu mundo da Lua, concordo com vc totalmente. Seria perfeito um número só!!! E proooonto!!!!!

Bjos

Sou blogueiro - INDICOESSE disse...

Acredito que no futuro vai ser assim: cada um vai ter uum número! O RG, o CPF, o nº da carteira de trabalho, o nº do atestado de óbito, o nº da matrícula da sua escola, hauauaua, aí tb não né, hehe, mas vai chegar numa abrangência muito grande com um nº só.

Aí que vai entrar o Anticristo (huauaauua, ó eu viajando). Não dizem que ó número de um homem, e o número dele é 666. hauauauauua.
To zuando.. mas tem alguns que ficam paranóicos só de pensar que a tendência é implantarem um chip em cada corpo com o nº correspondente. he

Obrigado pelas visitas! Vc como leitora e colega de blog é muito importante pra mim!

Ótimo final de semana!

Si Wasabi disse...

Acho ótimo esse registro único! Ter vários cadastros pra mim é uma burocracia desnecessária. Ah e eu também nem sabia que poderia tirar um RG em cada estado, que loucura!
Beijos e boa semana, estou te seguindo, adorei o seu blog!

Srta.Lua disse...

Alelua!!!!!!
a minha cardeira tá lotada, fora que vc tem de tirar trocentos documentos só pra fazer uma coisa!
registro único! Yes \o/

Julis disse...

Mais do que na hora, isso vai facilitar a vida de todo mundo, inclusive a minha onde a minha carteira é uma bagunça