quarta-feira, maio 06, 2009

A ''ingnorância astravanca o pogresso''

Eu fico de cara com a ignorância de profissionais que teoricamente deveriam ser esclarecidos. Hoje mesmo, lendo os tópicos de uma comunidade sobre gatos no orkut, me deparo com essa reportagem ridícula. Não entendo que em pleno século 21, com tanta informação por aí, ainda tem gente que acha que gatos transmitem toxoplasmose, e pior, encorajam grávidas a darem fim nos seus bichos de estimação. E pior ainda, tem ignorantes que caem nessa e jogam o pobre bicho na rua com medo de se contaminar.
E piorando mais ainda a situação, existem médicos que concordam com essa visão. Tem gente que definitivamente não se atualiza nunca.

Resolvi deixar esse texto aqui, em resposta ao outro ridículo ali acima:

Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário, um microorganismo chamado Toxoplasma Gondii, que pode infectar o homem e diversas espécies animais, como cães, gatos, aves, porcos, carneiros e bovinos.

A forma mais comum de contrair a doença é pela ingestão de água e alimentos contaminados. A ingestão de carne crua ou mal passada, por exemplo, é um grande risco tanto para o homem como para os animais domésticos carnívoros, como os cães e os gatos. Por isso, não alimente seu amigão com crua ou pouco cozida. Dê preferência à ração.

Erroneamente, costuma-se atribuir aos gatos a culpa pela transmissão da toxoplasmose ao homem. No entanto, sabe-se que é bem pouco provável que os animais domésticos sejam os culpados, na maioria das vezes.

No caso do gato, o animal pode ter a doença desde o seu nascimento (assim como o homem), mas, ao contrário de outras espécies, não irá manifestar sinais clínicos. Ele só irá transmitir a doença caso tenha uma queda de resistência. Nesse caso, irá eliminar o protozoários pelas fezes, oocistos ('ovos') que demoram de 1 a 5 dias no ambiente para serem infectantes, ou seja, poderem infectar outros indivíduos. Assim, acariciar o gato e conviver com ele, mantendo o mínimo de cuidados como lavar as mãos após limpar a caixa de areia e não dormir com o animal na cama são medidas suficientes para evitar a transmissão. Não há relatos de transmissão pela lambedura ou arranhadura do gato, o toxoplasma é eliminado pelas fezes.

Não é todo o gato que tem a toxoplasmose, muito pelo contrário. Assim, não é preciso olhar desconfiado para o seu bichano.

No caso de mulheres grávidas, não é necessário se desfazer do animal da casa, temendo a doença. Basta tomar os cuidados descritos acima. O maior cuidado deve ser com a ingestão de alimentos e água. A doença em mulheres gestante realmente é preocupante, pois a toxoplasmose quando contraída no primeiro trimestre da gestação, pode causar problemas ao feto.

Os pombos, até pouco tempo eram incriminados pela transmissão da toxoplasmose pelas fezes. Porém, estudos mais recentes mostram que apenas a ingestão da carne crua ou mal passada de pombos é que pode transmitir a doença. A inalação de poeira com fezes secas de pombos contaminados podem transmitir criptococose, histoplasmose e ornitose para o homem. A salmonelose também pode ser transmitida pelas fezes desses animais.

Assim, é muito fácil termos contato com o parasita causador da toxoplasmose: consumo de água, frutas e legumes contaminados, alimentos mal cozidos, principalmente carne bovina e aves. Mesmo com a grande exposição à doença, apenas uma minoria desenvolve a toxoplasmose.

A pessoa ou animal contaminado pelo Toxoplasma, à exceção dos gatos, que raramente têm sintomas, apresenta febre, gânglios aumentados, sinais diversos, como órgãos aumentados e sinais neurológicos, como transtorno visual. Mas como explicado, a maioria das pessoas não desenvolve a doença, criando anticorpos contra ela.

A Toxoplasmose se pode ser tratada, se descoberta a tempo. É preciso desmistificar a culpa do gato na transmissão da doença e olharmos as outras formas de transmissão, muito mais comuns e importantes.


Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)

Então. Gatos não transmitem toxoplasmose se vc abraçar ele. Nem se ele olhar pra vc! A não ser que ele esteja contaminado, e você coma as fezes dele, aí sim correrá risco de ser contaminado.

Antes de jogarem seus bichos na rua, procurem informações. Não acreditem em tudo que se fala.

--------------------------------------------

Mudando de assunto, era pra eu ter postado antes o selinho que ganhei do Fabio, mas a falta de inspiração estava me dominando.



Tenho que listar 7 coisas que me fazem sorrir, então vamos lá:

1) Certas músicas
2) Ver meus gatos brincando
3) Bons momentos com meus amigos
4) Viajar
5) Dias frios
6) Passear por lugares interessantes
7) Ver que estou aprendendo algo que até então achava impossível

E vamos repassar: Josi, Julis, Si, Zandali, GabyCida, e Cla

Bom, acho que esse post está enorme né. Então fico por aqui!

7 comentários:

Fábio Carvalho disse...

é.. essa reportagem é mesmo absurda.. Tem gente que nem sabe o que é o que, e ja sai publicando asneiras por aí.

;-)

Também adoro dias frios.

Srta.Lua disse...

Cara, eu li essa reportagem, e lembrei de um vídeo do JOSÈ SERRA que vi na internet, falando da gripe suína, o absurdo foi tão grande que eu queria achar o link pra vc ver, por que só vendo o vídeo pra acreditar... e ele foi ministro da Saúde heim...

Foi muito boa essa sua chamada!

aprecio felinos! se não fosse minha alergia eu teria um...

bjos! ;-)

Palazzo disse...

Olá!
Muito boa a matéria, principalmente a nível de informação.
Valeu, vou divulgar em meu blog.
abraços

Lucia disse...

vamos devagar, quanto a toxoplasmose, minha amiga tinha um gato e antes de ficar grávida fez o teste pra ver se tinha a doença. e o gato continuou lá sem problema algum.
Essa reportagem me fez lembrar de quando o telefone aqui em casa ficou ruim e eu liguei pra oi pra reclamar e a mulher, inteligente, perguntou se eu estava falando daquela linha. Como que eu posso falar da linha que não funciona?
Dias frios me deixam triste. O selo é bonitinho.

Lucia disse...

achoq que esse comentário ficou longo demais.

Gaby disse...

Nossa, tbém não entendo a ignorancia de certas pessoas, com tanta informação nesse mundo, é somente dar uma busca no google, que aparece tanta coisa -.-'

Mauro S disse...

Leitura é informação, a gente tem que ler para saber.
Grande ou não teu post, li todo, e fiquei sabendo coisas que não sabia.
Só para dizer que gosto muito de passar por aqui, quando dá, que tens um blog maravilhoso, direto, que aqui a gente aprende, que aqui a gente também ri.
Beijos, Mauro