sábado, outubro 22, 2005

Zimbábue: mulheres sofrem com falta de absorventes


Sindicalistas do Zimbábue estão fazendo campanha para que fundos internacionais sejam disponibilizados para que as mulheres possam comprar absorventes higiênicos a preços acessíveis.

A grave crise econômica que abala a nação africana tem provocado a falta do produto de necessidade básica. A questão, porém, é considerada um tabu no Zimbábue - o tema foi tratado como piada pelos deputados no Parlamento quando tentaram debatê-lo. Após fracassar nas tentativas de financiamento público doméstico, as mulheres sindicalistas estão procurando ajuda internacional.

Antes da crise econômica, uma grande multinacional fabricava absorventes no Zimbábue. A fábrica agora foi fechada. Não há mais produção local de absorventes e a pobreza é tanta que não há moeda forte para importar de outros países.

Mercado negro
Absorventes sul-africanos são negociados no mercado negro, mas o preço da quantidade necessária para durar um mês pode chegar a custar metade do salário de uma trabalhadora.

Tabita Khumalo, do Congresso dos Sindicatos do Zimbábue, disse que os deputados deram risada no Parlamento quando a questão foi introduzida num debate. "Um ministro chegou a sugerir que fizéssemos como no passado e usássemos peles de animais", disse ela.

Khumalo contou que as mulheres do Zimbábue estão tendo de utilizar farrapos e jornais velhos durante o período menstrual, o que, além de desconfortável, traz riscos de infecções.

Com a ajuda de sindicatos da Grã-Bretanha e da África do Sul, as sindicalistas estão fazendo um apelo por recursos para que grandes quantidades possam ser compradas na África do Sul e vendidas a preços razoáveis no Zimbábue.

Uhmmm! Depois que eu li essa reportagem, fiquei pensando.. ateh que o Brasil nao estah tao mal assim.. Pelo menos a mulherada brasileira menstrua tranquila.. .. Agora putz.. Seria comico se nao fosse tragico. Faltar absorvente? Vix... nem comento uma bizarrice dessas... :P

Depois atualizo contando mais novidades e cagadas canadenses...

See Ya!!

Nenhum comentário: