quinta-feira, maio 27, 2004

Estava lendo os comentários, e achei interessante o comentário da Kat, transcrito logo abaixo:

Sobre o frio, realmente é muuuuito bom qdo tá frio, eu adoro usar luvas, cachecol, três meias, e tal!! E sobre ser branquela, por q as pessoas insistem q a gente tem q ficar bronzeada? Eu não fico mesmo, eu fico vermelha. Pra q insistir?? E outra, por q algumas pessoas podem usar uma camisa escrito 100% NEGRO (mesmo se a pessoa for branca), e se eu fizer uma escrito 100% BRANCO vão me chamar de racista? Eu não posso ter orgulho de ser branca?? Uia, isso daria um bom post...
Kat | Homepage | 05.27.04 - 7:37 am | #


Realmente esse é um assunto super polêmico, na qual eu me interesso em vez em quando.
Já discuti várias vezes com várias pessoas por causa disso. Por causa dessa hipocrisia que rege o nosso país, e por que não dizer, o mundo?
Por que eu não posso me orgulhar da cor da minha pele? Sair com uma camiseta escrita "100% branca" poderia até me dar cadeia se bobear..
A lei diz que racismo é crime. Mas o que é racismo? Se eu xingar uma negra na rua de "nega sem vergonha" "nega puta" ou simplesmente "crioula".. OHHHHHHHHHHHH!!! é racismo.. e se a tal negra me processar, ela ganha. Agora, e se acontecer ao contrário? Se uma negra me xingar de "branquela sem vergonha", ou coisas do gênero não é racismo? Esquisito né? Se eu for dar queixa, o máximo que vai acontecer é o pessoal da polícia rir da minha cara.
Concordo que racismo tem que ser punido sim. Mas por que somente os negros têm esse "privilégio"?
Afinal de contas, o que é racismo?
Na minha humilde opinião, racismo é uma pessoa ser proibida de frequentar um local pela cor da sua pele. Racismo é uma pessoa ser proibida de usar o elevador social de um prédio e ser obrigada a usar o elevador de serviço única e exclusivamente pela cor da sua pele. Racismo é uma pessoa perder um posto de trabalho mesmo tendo competência para tal pela cor da sua pele, dentre outras situações a mais. ISSO é racismo ao meu ver. ISSO eu concordo 100% que deve ser punido SIM! Agora, xingar alguém de negão por ex. No máximo pode ser considerado ofensa, constrangimento, dependendo do ponto de vista da pessoa, mas racismo NÃO.
Infelizmente tem muita gente que aproveita a cor de sua pele para se fazer de coitadinho e passar por cima dos outros. E sinceramente, não acredito que seja dessa maneira que a situação de desigualdade do Brasil vai melhorar. Não é com cotas para negros que o ensino vai melhorar. Não é empurrando quem não teve chances de estudar em um bom colégio para uma universidade que o Brasil vai pra frente. E se eu não tiver a liberdade de me orgulhar da cor da minha pele, então, que "liberdade de expressão" é essa que tanto falam?
"Todos são iguais perante a lei".. Sinceramente, essa frase sempre me soou uma grande piada...

See Ya!!


U2
Where the streets have no name

I want to run
I want to hide
I want to tear down the walls
That hold me inside
I want to reach out
And touch the flame
Where the streets have no name


I want to feel sunlight on my face
I see the dust cloud disappear
Without a trace
I want to take shelter from the poison rain
Where the streets have no name


Where the streets have no name
Where the streets have no name
We're still building
Then burning down love
Burning down love
And when I go there
I go there with you
It's all I can do


The city's aflood
And our love turns to rust
We're beaten and blown by the wind
Trampled in dust
I'll show you a place
High on a desert plain
Where the streets have no name


Where the streets have no name
Where the streets have no name
We're still building
Then burning down love
Burning down love
And when I go there
I go there with you
It's all I can do
Our love turns to rust
We're beaten and blown by the wind
Blown by the wind
Oh, and I see love
See our love turn to rust
We're beaten and blown by the wind
Blown by the wind
Oh, when I go there
I go there with you
It's all I can do

Nenhum comentário: